O café da manhã em outros lugares do Brasil pode ser bem diferente do seu

Tem muito mais do que pão com manteiga.

1. No Nordeste, café da manhã tem tapioca enroladinha e queijo coalho na chapa, para não faltar energia.

2. Outra comida de café da manhã bem típica do Nordeste é o cuscuz, que cai bem com um ovinho do lado e uma xícara quentinha acompanhando.

Publicidade

3. Em Pernambuco, o bolo de rolo é amigo de todas as horas. É tão delicioso que, se começar com ele, o dia só pode ser doce.

4. No outro canto do Brasil, na Serra Gaúcha, a tradição também manda começar o dia com queijo. Só que do tipo colonial e acompanhado com salame, pão e quem sabe uma geleia caseira.

Publicidade

5. E adivinha quem mais gosta de laticínios? Além de uma xícara cheirosa do melhor café, os mineiros dão bom dia com quitutes como broa de milho e belos pães de queijo.

6. Mano, cê não tá em São Paulo se não mandar um pão na chapa com uma média – ou seja café com leite – na padaria. Aliás, padoca.

Publicidade

7. No Mato Grosso do Sul a chipa – que tem um gostinho parecido com o do pão de queijo – vai bem para começar o dia com café quentinho ou tererê gelado.

8. No Rio de Janeiro não tem como resistir aos sucos naturais e ao mate geladinho, ainda mais se for naquelas lanchonetes de esquina, bem cariocas.

Publicidade

9. Em Manaus é tradicional comer o x-caboquinho: pãozinho recheado com lascas de uma fruta chamada tucumã – que cresce em uma palmeira e serve para doces ou salgados.

10. E no Pará, quer gosta de um docinho no café pode se jogar em um belo bolo de com massa e cobertura de cupuaçu.

Publicidade

Veja também:

29 coisas que todo mundo que ama café da manhã pensa

14 comidas típicas para provar Brasil afora

Veja também