O cabelo estereotipado de personagens asiáticas "rebeldes" é um problema real

"O fato de que garotas asiáticas na mídia não podem ser rebeldes/diferentes sem uma mecha (roxa) no cabelo me irrita muito."

Publicidade

Não é a primeira vez que alguém nota isso. O site de curiosidades de TV Tropes tem uma seção inteira sobre o assunto, assim como já existem algumas publicações no Tumblr.

entry.embed_originalUrl

“Ok, como uma garota da Ásia Oriental, concordo com 90% deste post: precisamos nos afastar do tipo ‘não como outras asiáticas orientais’ quando falamos de looks [de personagens]. Os roteiristas não deveriam usar mechas de cabelo/cabelo pintado como um atalho para o desenvolvimento de personagens, especialmente quando se trata de algumas das personagens acima (exemplo: Yukio), quando não parece provável que elas pintariam seu cabelo em primeiro lugar.

Mas como uma garota que também pinta o próprio cabelo, levo muito a sério comentários do tipo ‘mesmo que tenha uma boa razão para isso, você está contribuindo para estereótipos’, já que existem muitas mulheres e garotas da Ásia Oriental que pintam o cabelo e fazem mechas azuis/roxas/rosas. Eu concordo que isso não deveria ser usado para diferenciar personagens asiáticas de outras asiáticas, mas ao mesmo tempo ignorar as mulheres que pintam o cabelo/mechas como se elas concordassem com estereótipos me parece desdenhoso.

Sinceramente, não vejo problemas em Kniver pintar o cabelo, levando em conta que há uma explicação para isso. A questão para mim, pessoalmente, é esta: ao criar uma heroína da Ásia Oriental com mechas, o roteirista tem um motivo além de querer fazê-la se 'destacar'? Um que foi bem pensado?”

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Leia também:

Publicidade

16 perguntas que mestiços nipo-brasileiros não aguentam mais ouvir

13 frases que você não deve dizer a uma mulher asiática

Publicidade

Este post foi traduzido do inglês.

Veja também