"O Brasil é um mercado de extrema relevância para a Shopee", diz Rodrigo Farah

Head de marca faz um balanço da companhia no país e fala sobre a nova campanha para o Dia do Consumidor que traz o grupo É o Tchan!

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Beto Jamaica, Compadre Washington, Scheila Carvalho, Sheila Mello e Jacaré, fazem uma paródia da música “Melô do Tchan” na nova campanha para o Dia do Consumidor da Shopee


Depois de Ludmilla, Xuxa, Barões da Pisadinha e Larissa Manoela, agora é a vez dos integrantes do grupo É o Tchan! estrelarem a nova campanha da Shopee. Com foco no Dia do Consumidor - celebrado em 15 de março -, o filme traz Beto Jamaica, Compadre Washington, Scheila Carvalho, Sheila Mello e Jacaré, fazendo uma paródia da música “Melô do Tchan”.

A campanha, ambientada em um cenário que remete ao pelourinho em Salvador, foi idealizada pela equipe interna da Shopee. Durante o comercial, os integrantes do grupo destacam funcionalidades do aplicativo, frases e coreografias icônicas. O filme será veiculado em TV aberta e fechada, mídias online e nas redes sociais.

Em bate-papo com o BuzzFeed, Rodrigo Farah, head de marca da Shopee, comenta sobre a importância do Brasil para a companhia, da nova campanha da empresa e explica se o brasileiro já compreende as diferenças de marketplace e e-commerce. Acompanhe!

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Rodrigo Farah, head de marca da Shopee

A Shopee nasceu na Ásia em 2015 e atualmente conta no Brasil com dez centros de distribuição e mais de três milhões de vendedores. Que balanço a empresa faz deste período de atuação no país?

Rodrigo Farah: O Brasil é um mercado de extrema relevância para a Shopee. Atualmente, contamos com mais de três milhões de vendedores brasileiros registrados na plataforma e mais de 90% das vendas são de lojistas locais e para apoiar todo esse ecossistema contamos com dez centros de distribuição e mais de 100 hubs logísticos por todo o país. 

Em 2023, convidamos a Ludmilla para ser embaixadora das nossas campanhas de fim de ano, as famosas datas duplas 9.9 Super Shopping Day, 10.10 Festival de Marcas, 11.11 Maior Liquida do Ano e a Black Friday. Essas campanhas foram criadas e idealizadas pelo time interno da Shopee e a escolha da cantora tem como objetivo reforçar e fortalecer a brasilidade da empresa, além de enaltecer a presença da plataforma em diversos momentos do cotidiano dos consumidores. 

No mês de novembro, concentramos duas grandes campanhas, a 11.11 Maior Liquida do Ano e a Black Friday, em que tivemos o dobro de vendas durante a semana comparado ao ano passado, sendo mais de 90% dos pedidos de vendedores brasileiros. Além disso, a 11.11 registrou números históricos. Globalmente, o marketplace registrou o valor bruto de USD 1 bilhão em produtos vendidos (GMV) apenas na data. No Brasil, a campanha também teve o maior número de pedidos e faturamento do ano.

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A empresa inicia o ano com uma campanha que traz os integrantes do grupo É o Tchan. Como surgiu a ideia e qual é a mensagem que vocês querem passar?

Rodrigo Farah: A Shopee tem uma personalidade feliz, simples e social, e o Grupo É o Tchan é a cara da marca. Buscamos por meio dos conceitos de comunicação e campanhas, estabelecer uma conexão genuína entre a marca e o público. Por isso, ao trazer o Grupo e o novo jingle a partir de uma música referência para os brasileiros, a campanha reforça a brasilidade da Shopee. Com a atmosfera nostálgica do axé anos 90, representado pelo quinteto, que é popular e querido por muitos brasileiros, endossamos que também estamos presentes na memória e em momentos especiais de milhares de consumidores. 

Nos últimos anos, investimos em campanhas publicitárias com artistas locais como Larissa Manoela, Barões da Pisadinha, Xuxa e, recentemente, a Ludmilla com jingles que adaptam músicas muito conhecidas popularmente. Assim, participamos de hábitos culturais, alcançamos públicos de idades variadas e popularizamos cada vez mais a experiência de compras no ambiente digital.

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O brasileiro já entende as diferenças de marketplace e e-commerce?

Rodrigo Farah: Acreditamos que aos poucos, os brasileiros estão compreendendo a diferença entre marketplace e e-commerce. Pela nossa experiência, avaliamos que, nacionalmente, se compra online pela variedade e conforto de poder consumir sem sair de casa. Somos uma empresa app first, mais de 95% dos pedidos são realizados via aplicativo, o que torna a experiência mais fácil e conveniente para o consumidor. 

Um em cada quatro brasileiros acessam o app da Shopee mensalmente, o que representa 25% da população do país, uma parcela bastante relevante que gosta da experiência de comprar online. Inclusive, muitos tiveram sua primeira experiência de compra com a gente.

Quais são as expectativas para 2024?

Rodrigo Farah: Por razões estratégicas não abrimos nossos planos para 2024, mas o que podemos afirmar é que no momento o nosso foco é contribuir com o crescimento dos nossos parceiros vendedores e oferecer cada vez mais uma experiência de compra completa aos nossos usuários.

Por isso, vamos manter benefícios para consumidores economizarem em suas compras e os vendedores alavancarem suas vendas. Temos priorizado melhorias constantes para melhor atender nossos consumidores e vendedores.  

Focaremos na frente de Shopee Lives, que hoje já está liberado para cerca de 100 mil vendedores e lojas de grandes marcas da seção Lojas Oficiais, com o objetivo de oferecer ao empreendedor uma ferramenta para gerar exposição e construir sua comunidade com troca de mensagens ao vivo, mostrar mais detalhes e funcionalidade do seu produto, aumentar o tráfego de sua loja e consequentemente alavancar vendas.

A Shopee também está realizando melhorias logísticas para levar ainda mais agilidade nas entregas aos consumidores e coleta com os vendedores brasileiros. Em 2023 abrimos três novos centros de distribuição no modelo cross-docking no país, totalizando dez unidades desse tipo, localizados em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Pernambuco. Expandimos também os nossos hubs logísticos de primeira e última milha para mais cidades no país, e agora contamos com mais de 100 hubs, todos exclusivos para produtos de lojistas do Brasil.

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Com exclusividade para o BuzzFeed, a Shopee mostra o momento em que os integrantes do grupo É o Tchan! conhecem alguns dos produtos que podem ser encontrados no marketplace. Confira!

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