O antes e depois da Kylie Jenner mostra que ser você mesma não deveria ser uma moda

Lábios, peitos, bundas, cabelo não são produtos, mas parte de quem somos.

Nos últimos dias, Kylie Jenner, a caçula das Kardashians, de apenas 20 anos, virou assunto porque está prestes a ultrapassar o Mark Zuckerberg e se tornar a bilionária mais jovem do mundo.

De acordo com uma reportagem de capa da revista "Forbes", ela tem uma fortuna de 900 milhões de dólares.

Outra notícia sobre a Kylie que pegou todo mundo de surpresa foi que ela deixou de fazer preenchimento labial e agora está com a boca mais fina.

Nos comentários dessa foto, um dos seguidores disse que ela estava parecendo a "Kylie antiga". E então ela respondeu que se livrou de todo o seu preenchimento.

Publicidade

Essas duas notícias, juntinhas, deram um nó na minha cabeça. Justamente porque a inspiração para Kylie abrir sua própria empresa de cosméticos veio dos seus lábios volumosos.

Em 2014, Kylie virou manchete porque apareceu com a boca visivelmente mais volumosa. Na época, ela atribuiu a mudança a um truque de maquiagem. Como isso chamou muita atenção, ela percebeu que seus lábios eram motivo de curiosidade e aproveitou para lançar a marca Kylie Cosmetics, em 2015. No começo, ela vendia apenas batons, que esgotavam minutos depois de serem lançados.

Ou seja, no momento em que foi reconhecida pela "Forbes" pelo seu sucesso com a Kylie Cosmetics, ela decidiu ter lábios naturais.

Publicidade

E eu não estou falando apenas de reconhecimento empresarial. A caçula das Kardashians tem ditado moda pelo Instagram e pela televisão há um tempo e influenciado artistas e blogueiras no Brasil e no mundo.

O desejo de ter lábios grossos como os da Kylie é o que fez a marca dela lucrar tanto. E se você reparar bem, vai perceber que, nos últimos anos, pessoas como a Anitta e a blogueira fitness Gabriela Pugliesi também adotaram o mesmo visual.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Porém, é MUITO estranho depender das variações da moda para que mulheres se aceitem como realmente são.

Publicidade

Você já deve ter reparado que, cada vez mais, as mulheres têm utilizado seus cabelos naturais, sejam eles cacheados ou crespos. Isso é resultado do movimento de mulheres, em sua maioria negras, para estimular que outras deixem de alisar os cabelos e possam se sentir bonitas do jeito que são.

Até alguns anos atrás, existiam bem poucos produtos para cabelos afro no Brasil. Por isso, ter o cabelo natural era um ato de resistência, já que a maioria das pessoas considerava cabelos cacheados e crespos uma coisa suja e feia.

Hoje em dia já existem muitos produtos para cabelos afro. Mas sabe o que essas mulheres que deixaram de alisar os cabelos ouvem? Que assumiram seus cachos porque está na moda. E é exatamente o contrário disso, já que a moda simplesmente precisou se adaptar às necessidades delas.

Publicidade

Inverter o jogo dessa forma e dizer que mulheres estão assumindo seus cabelos naturais só porque está moda é algo muito perverso. Afinal, não podemos voltar à estaca zero quando a moda mudar, seja ela qual for.

Cada mulher tem suas batalhas para se aceitar como é, incluindo a Kylie Jenner. Por isso, ser você mesma não deveria ser uma moda.

Publicidade

Veja também:

Está na hora de falarmos sobre o que é beleza natural DE VERDADE

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também