O Alexandre Rodrigues como motorista de Uber fez as pessoas discutirem racismo no entretenimento

Ele interpretou o Buscapé, protagonista do "Cidade de Deus", um dos filmes mais famosos do cinema nacional, e está trabalhando em São Paulo como motorista para complementar a renda.

Caso você não lembre, Alexandre foi o protagonista do filme lançado em 2002, que ganhou 66 prêmios no mundo todo e foi a única produção brasileira indicada a quatro prêmios no Oscar 2004.

Divulgação Miramax

Desde então "Cidade de Deus" é sempre citado como um dos melhores filmes de todos os tempos.

Publicidade

Publicidade

A historiadora Suzane Jardim escreveu que as pessoas não reconhecem que os negros precisam trabalhar para ter dinheiro pra trabalhar.

      

"Tem um rolê que eu sempre falo que é sobre como as pessoas vêem os eventos que a gente participa, mas não vêem o trampo que a gente tem pra conseguir só sobreviver pra estar lá.

A última foto do Instagram do Alexandre é um trampo dele pra Globo, mas na vida o cara tá lá tendo que fazer uber pra poder custear a procura por mais trabalho - sim, é isso: trabalhar pra ter dinheiro pra trabalhar.

Enquanto isso desce umas branca bem nascida, sem talento algum e arrumam desde contrato pra gravar disco até produção de clipe caro, papel em filme e a garantia de que a galera aqui vai falar delas 24h nas redes.

Aí quando a gente nega ir dar palestras de graça em empresa de Pinheiros as pessoas ainda tem a coragem de dizer "tá metida agora", "era mais humilde", "tá se achando".

E ainda vai ter quem ache bonito o cara estar "batalhando" sem ver que pra alguns não batalhar não é sequer opção enquanto pra outros a "batalha" é só fetiche".

Publicidade

Em 2012 saiu o documentário "Cidade de Deus – Dez Anos Depois", que mostra que vários atores do filme não conseguiram seguir a carreira de ator e outros denunciam o racismo pelos quais passam na carreira.

Publicidade

Veja também:

A Giovana pediu um Uber e ficou de cara que o motorista era o Buscapé de “Cidade de Deus”

Escrito por Davi Rocha • há 5 anos

14 podcasts feitos por pessoas negras para quem está procurando o que ouvir

Escrito por Davi Rocha • há 5 anos

10 ilustradores negros para você seguir no Instagram

Escrito por Davi Rocha • há 6 anos

19 youtubers negros que falam sobre tudo e você não vai querer perder

Escrito por Susana Cristalli • há 5 anos

7 coisas que pessoas brancas podem fazer ao presenciarem um ato racista

Escrito por Aline Ramos • há 5 anos

Leia isto se você não quer ser racista com seu amigo negro

Escrito por Aline Ramos • há 5 anos

Veja também