Nunca foi tão fácil fazer ovos beneditinos

Um café da manhã de hotel no aconchego da sua casa!

Publicado por Jordan Kenna e Suria Rocha

Aprenda a fazer ovos beneditinos de uma panela só:

Ovos beneditinos de uma panela só

Tasty

Porções: 4

Você vai precisar de:

4 gemas grandes, na temperatura ambiente

1/4 xícara de água

1/2 colher de chá de sal kosher, adicione mais se necessário

1 colher de sopa de suco de limão fresco

1 xícara (226 g) de manteiga sem sal, derretida e não muito quente

8 ovos grandes, na temperatura ambiente

4 muffins ingleses, partidos ao meio

8 fatias de presunto deli

Cebolinha picada, para decorar

Modo de preparo:

1. Para começar a cozinhar, encha uma panela grande com água, com cerca de 2/3 de sua capacidade completa. Coloque-a sobre o fogão, insira o termômetro e conecte-o no fogão.

2. Enquanto a água estiver esquentando, misture as gemas, a água, o sal, o suco de limão e a manteiga em uma pote de vidro de 700ml de boca larga. Bata o molho holandês até ficar homogêneo, em seguida, feche bem.

3. Coloque o pote no banho-maria junto com os 8 ovos. Deixe cozinhar por uns 25 minutos pra começar. (Nota: Se o pote flutuar, coloque uma lata pesada de uns 500g sobre ele de modo que fique não vire.)

4. Enquanto o molho e os ovos cozinham, coloque uma grelha no centro do forno e preaqueça a 200˚C em preparação para o próximo passo.

5. Retire a jarra da água, agite para misturar bem os ingredientes e volte para o banho-maria. Usando uma colher, gire suavemente os ovos. Continue a cozinhar por mais 25 minutos. (Vá para o próximo passo.)

6. Dez minutos antes do molho e dos ovos ficarem prontos, coloque os muffins ingleses e as fatias de presunto em uma assadeira grande. Deixe no forno até que os muffins ingleses estejam torrados e o presunto esteja quente, aproximadamente 8 minutos. Tire depois de assar ou desligue o forno, deixando a assadeira dentro, para manter os muffins e presunto quentes por não mais de 10 minutos.

7. Retire os ovos da água e transfira para uma toalha de cozinha para descansar. Retire o pote da água e agite vigorosamente até que o molho esteja espumoso e grosso.

8. Abra o pote e, usando uma peneira fina, despeje o molho sobre uma tigela média. Tempere a gosto com mais sal, se necessário. O molho vai engrossar um pouco enquanto se acomoda.

9. Para servir, cubra cada muffin inglês com presunto. Trabalhando com 1 ovo de cada vez, coloque uma escumadeira sobre uma tigela pequena e quebre um ovo sobre a colher, agitando suavemente para permitir que qualquer parte líquida da clara de ovo escorra pelas ranhuras. Coloque o ovo em cima do presunto.

10. Termine colocando o molho holandês sobre os ovos e polvilhando a cebolinha.

11. Sirva imediatamente.

Bom apetite!

Publicidade

Veja também