O ex-presidente da Nintendo nos EUA falou que o Meta/Facebook não é inovador – e tendemos a concordar

Mario >>>>> Zuckerberg

No final do ano passado, Mark Zuckerberg e sua trupe anunciaram: sua empresa não chamava mais "Facebook"; agora seu nome era "Meta".

Justin Sullivan/Getty Images

O anuncio veio junto de um discurso de que a inovação era o foco da empresa "Enquanto a maioria das empresas se concentra em como as pessoas interagem com a tecnologia, sempre focamos em construir tecnologia para que as pessoas possam interagir umas com as outras.", chegou a afirmar Zuck em uma carta ao público. Mas parece que tem um quê de balela aí.

Reggie Fils-Aimé, ex-presidente da Nintendo nos EUA, falou neste sábado (12) como não acredita que o Meta é uma empresa inovadora. E, bem, ele me convenceu.

Em uma palestra no SxSW um dos principais eventos de inovação do planeta, Aimé pediu pra gente olhar além da imagem de chips e ambientes de trabalho descolados – que empresas como o Meta adoram vincular à disrupção.

Allen Berezovsky/Getty Images

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"Bom, eu acredito que para ser inovador, você realmente precisa pensar primeiro no consumidor. E não acho que eles [do Meta] fazem isso", afirmou "Eu acredito que eles pensam primeiro nos lucros vindos de anúncios, porque isso corresponde à 98% da receita deles", completou.

 Carlos Scappini

"Você precisa ter uma cultura de inovação para qualquer coisa que faça dentro de uma empresa inovadora. Seja na contabilidade, seja no desenvolvimento de produtos, seja no marketing, você precisa se desafiar a fazer as coisas de maneira diferente, em vez de fazer a mesma coisa ou copiar a ideia de outra pessoa.", afirmou.

Neilson Barnard/Getty Images for Nintendo of America

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E é justamente neste ponto que o Meta se perde. A empresa não desenvolve coisas novas – pelo contrário, eles são simplesmente viciados em comprar empresas inovadoras... ao invés de criarem iniciativas do zero.

Alex Wong/Getty Images

A empresa comprou o Instagram em 2012, o WhatsApp em 2014, e o Giphy em 2020, só para citar alguns exemplos, porque desde sua fundação a empresa já adquiriu 94 outras companhias!

Hoje, a menina dos olhos de Zuck é a Oculus - também adquirida em 2014. Produtora de um óculos de realidade virtual, a tecnologia vem moldando toda a ideia de metaverso da empresa.

AMY OSBORNE/AFP via Getty Images

"Eles adquiriram coisas realmente interessantes como a Oculus. Isso é fato. Então eu inerentemente acredito eles não são uma empresa inovadora. Diferentemente da plataforma social muito original que deu origem à empresa há muitos anos.", afirma Reggie.

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É pra se pensar...

E aí, você concorda com Reggie?

Sim! Facebook/Meta perdeu a mão mesmo!

Não! Facebook/Meta é bem inovador!

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