Nicolas Cage devolve crânio de dinossauro roubado para a Mongólia

O crânio de tiranossauro foi contrabandeado ilegalmente para os Estados Unidos em 2006 e vendido em um leilão por US$ 276.000.

Handout / Reuters, Tyrone Siu / Reuters

A polícia nos Estados Unidos ordenou que cabeça de tiranossauro fosse devolvida à Mongólia após descobrir que artefato havia sido contrabandeado ilegalmente para a América e vendido em um leilão.

Apesar da queixa apresentada na última semana não citar o nome do ator Nicolas Cage, os detalhes combinam com a amplamente divulgada transação envolvendo a compra de um crânio de 67 milhões de anos pelo valor de 276.000 dólares realizada pelo astro de Hollywood, na casa de leilões de Beverly Hills, em 2007, de acordo com a Reuters. Cage teria vencido a disputa de lances contra Leonardo DiCaprio e levado o fóssil para casa.

De acordo com a Associated Press, os procuradores em Manhattan preencheram a papelada nessa quarta-feira na corte federal para recuperar e devolver o crânio de 80 centímetros para seu país de origem. A polícia afirma que o crânio foi contrabandeado para o país em 2006, identificado apenas como "pedaços de fósseis petrificados".

O ator não foi acusado por nenhum crime, e as autoridades afirmam que o crânio foi entregue voluntariamente.

Cage vem enfrentando problemas financeiros após uma série de compras exageradas que incluem, segundo seu agente, apenas em 2007, três casas, 22 automóveis, 12 peças de joalheria caras, e 47 obras de arte e artigos exóticos, de acordo com a CNN.

A devolução do crânio é parte de uma iniciativa maior das autoridades americanas para devolver artefatos roubados do deserto de Gobi, na Mongólia. Vários fósseis de dinossauros foram devolvidos desde 2012, incluindo um ninho de ovos de dinossauro e três esqueletos completos de Tyrannosaurus bataar.

"Cada um desses fósseis representa um importante artefato científico e cultural roubado de seu legítimo dono," afirmou o procurador federal Preet Bharara.

O Tyrannosaurus bataar tem relação com o infame Tyrannosaurus rex e era um carnívoro igualmente voraz. Os restos desse dinossauro só foram encontrados na Mongólia, e a exportação de fósseis é proibida no país desde 1924.

Publicidade

Veja também