Não joga fora no lixo: 7 dicas de consumo consciente de alimentos

Alto preço da comida está afetando até as letras da MPB, mas você pode evitar o desperdício

Imagem Divulgação

Você provavelmente já escutou a canção "Joga Fora no Lixo", da cantora Sandra de Sá, que foi hit nos anos 80, certo? Mas com o aumento do preço dos alimentos e a má situação econômica de grande parte dos brasileiros, a música poderia ganhar uma versão mais atualizada. Foi aí então, que a Electrolux convidou a cantora Negra Li para regravar esse clássico e estrelar a campanha #NãoJogaForaNoLixo. Pensando nisso, listamos aqui sete hábitos que podem te ajudar a ter uma vida com escolhas mais conscientes e com menos consumo desnecessário. Vem ver!


1. Faça um planejamento semanal

Isso inclui desde o momento das compras no mercado e na feira, até a elaboração de um cardápio. Você vai economizar nos gastos e reforçar hábitos saudáveis de alimentação. Além, claro, de demorar mais para enjoar da comida. 


Publicidade

2. Cozinhe e congele

Reprodução Internet

Ninguém tá com tempo sobrando para passar horas na cozinha, né? Separe um ou dois dias na semana para cozinhar as refeições do seu cardápio. Depois é só separar em pequenas porções e congelar. Com esse hábito vai ser cada vez mais difícil aquela comidinha estragar, mesmo na geladeira. 


3. Planeje: fique de olho na validade!

Alguns alimentos até entram em promoção quando estão próximos da data de vencimento. Mas vale aqui segurar a emoção e pensar se você vai mesmo consumi-lo dentro do prazo. Isso evita desperdícios desnecessários e aquele acúmulo de produtos na sua despensa e geladeira. 


Publicidade

4. Falando em acúmulo: mantenha sua geladeira e despensa organizadas

Imagem Divulgação

Sabe aquele potinho de tempero que fica esquecido no fundo do armário? Ou a sobra do almoço de domingo que "some"na geladeira? Não são nada legais de se manter! Alimentos estragados podem atrair bactérias, fungos e insetos. Isso pode comprometer todos os seus outros alimentos, além de não ser nada higiênico, né? Então bora fazer aquela limpa! 


5. Armazene em potes transparentes!

Imagem Divulgação

Sempre que puder, coloque os alimentos em recipientes transparentes ~  e de preferência de vidro.  Essa é uma dica legal, pois a tendência com potes escuros é que a gente se esqueça o que está lá dentro. 


Publicidade

6. Embrulha para viagem, por favor!

Não tenha vergonha.  Se você saiu para comer e sobrou comida: PEÇA PARA LEVAR! Esse ato evita desperdício de alimento, de gás e de tempo, afinal você não vai precisar cozinhar no dia seguinte, né? 


7. Faça receitas com as "sobras" dos alimentos 

Reprodução Internet

Existe uma infinidade de alimentos que podem ser aproveitados e nós normalmente descartamos. Na internet, você pode encontrar um monte de receitinha com "sobras". Por exemplo: bolo de casca de banana, farofinha com casca de abacaxi, arroz com talos de vegetais, molho de casca de berinjela e doce de casca de abóbora. Vale testar com o que você já tem por aí e depois contar pra gente como ficou!  


Publicidade

Confira o vídeo da campanha, com a Negra Li arrasando na voz!

Ah, a música já está disponível no Spotify!

"Não Joga Fora No Lixo", interpretada pela Negra Li, já pode ser ouvida aqui no Spotify!

Publicidade

Veja também