Não adianta nada colar aquele textão sobre direitos autorais no Facebook

Mas a intenção é boa.

Você já deve ter visto alguém no seu Facebook compartilhando isto nos últimos dias:

Como você pode imaginar, o texto não tem eficácia jurídica. O advogado Ronaldo Lemos, diretor Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio e colunista da Folha, explica ao BuzzFeed Brasil (via Facebook):

Quem usa o Facebook precisa aceitar os termos de uso do serviço. É esse documento que regula a relação do usuário com o site.

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Portanto, se você usa o Facebook, quer dizer que aceita os termos de uso. Segundo Lemos, porém, a intenção do texto é boa:

Postar esse texto no Facebook é positivo porque demonstra um desejo do usuário por mais controle sob seus dados e a sua informação. Mas isso não vai modificar a conduta do Facebook com relação a quem faz o post.

Albert Gea / Reuters

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As atualizações recentes nos termos e políticas do Facebook, que motivaram o texto, não tratam de direitos autorais sobre conteúdo dos usuários, e sim sobre quais informações do usuário o Facebook coleta para exibir anúncios.

Exemplos de dados que o Facebook analisa para te mostrar anúncios: páginas que você curte, sua idade, seu sexo, sua localização, os dispositivos que usa para acessar o Facebook, seu endereço de e-mail e sua atividade em sites e aplicativos fora do Facebook.

(Lembrando sempre que você pode controlar quem vê cada uma das suas postagens.)

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Ou seja: não quer se submeter às regras do Facebook? Só saindo do Facebook.

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