Nadador de Cingapura vence seu ídolo de infância, Michael Phelps, no nado borboleta

Oito anos atrás, quando tinha apenas 13 anos, Joseph Schooling conheceu o americano em um centro de treinamento antes da Olimpíada de Pequim.

Joseph Schooling, atleta de Cingapura, venceu na noite desta sexta-feira (12) seu herói de infância, Michael Phelps, na final do nado borboleta de 100m na Olimpíada do Rio.

Adam Pretty / Getty Images

Publicidade

Com isso, Schooling, 21, conquistou a primeira medalha de ouro de seu país nesta Olimpíada. Ele também quebrou o recorde olímpico, fazendo um tempo de 50,39 segundos. Já o americano Phelps, 31, ficou com a medalha de prata (com o tempo 51,14 segundos), ao lado do sul-africano Chad le Clos e do húngaro Lazslo Cseh.

O evento marcou a última participação de Phelps em uma competição de nado solo no Rio. Em entrevista ao jornal britânico "The Guardian", Phelps disse que ficou chateado por não ter conquistado sua 23ª medalha olímpica, mas que estava "orgulhoso" do desempenho de Joe. Os dois se conheceram em 2008, quando Phelps visitou um centro de treinamento em Cingapura pouco antes da Olimpíada de Pequim.

A visita de Phelps, na época, marcou Schooling para sempre, disse o nadador de Cingapura.

"Todo mundo saiu correndo gritando: 'É o Michael Phelps! É o Michael Phelps!', e eu queria muito uma foto com ele", lembra Schooling.

Publicidade

Phelps disse que o objetivo de sua carreira é "mudar a natação" e que a vitória de Schooling no Rio é um exemplo disso.

"Começamos a ver isso com o pessoal que está na natação agora", disse Phelps. "Quero que eles acreditem neles mesmos, que não tenham medo de saber que o céu é o limite."

Al Bello / Getty Images

Publicidade

Schooling disse que ficou "comovido" por ter superado seu herói e creditou Phelps pela vitória. "Se não fosse pelo Michael, não acho que teria chegado até aqui. Eu queria ser como ele quando era criança", disse.

Veja também