Muita gente está revoltada com a possibilidade de "Caravana das Drags" ter abafado um caso de blackface

Participante foi eliminada, mas motivo não foi revelado.

"Caravana das Drags" tem sido um dos realities mais comentados nas redes sociais. Xuxa e Ikaro Kadoshi apresentam o programa que roda o Brasil e mostra Drag Queens em competições que testam seus talentos em diversos aspectos.

Divulgação

Porém, uma polêmica surgiu no episódio mais recente, quando Chandelly Kidman foi desclassificada da atração logo após vencer um desafio.

Publicidade

Sem grandes explicações, Ikaro Kadoshi deu a notícia para as outras participantes.

Blad Meneghel

"Notaram que nós temos a ausência da Chandelly aqui entre nós? Ela quebrou uma regra da caravana e foi desclassificada. A "Caravana das Drags' é um reality que está aqui pra exaltar a arte Drag e a cultura brasileira. E mais do que isso, é um programa sobre acolhimento, amor, aceitação e respeito a todas as diferenças. Ela vai ter um tempo pra pensar sobre tudo isso que está acontecendo aqui, vamos continuar desejando muito, muito, muito amor pra ela e como toda a família, no erro ou no acerto nós estamos aqui pra acolher os nossos."

Em nenhum momento foi explicado o motivo da eliminação, mas fazendo uma busca nas redes sociais é fácil entender o que rolou.

Publicidade

As imagens captadas por Enme e a exibida pelo Prime Video mostram situações bem diferentes. Numa ela está com o rosto pintado de preto, e em outra, prateado. De acordo com informações publicadas nas redes, a maquiagem da drag teria sido retocada três vezes pela produção do programa, a deixando com o tom prateado. 

Publicidade

Publicidade

Após a expulsão, a drag resolveu se pronunciar. Em um comunicado em seu perfil no Instagram, ela disse estar arrependida, e que concordava com a decisão de não fazer mais parte do programa - mas novamente o motivo não foi justificado.

"Aos familiares, amigues, fãs e todes que se sentiram ofendides, Eu humildemente peço desculpas. Como artista e nordestino, com muito orgulho, eu sinto muito. Respeito a decisão do programa e o que me acalenta é saber que estou aberto a evoluir com tudo o que passei e saber que vou aprender com meus erros. A vida é isso: cair, aprender e levantar. Quero expressar minha gratidão a todas as mensagens de carinho e amor que estou recebendo. Vocês conhecem a minha luta, a minha história e o meu coração. Agora vamos juntes seguir e continuar levando AMOR e ARTE para todes. 🌈 Um beijo carinhoso, Chandelly 💖"

Publicidade

Publicidade

Procurado pelo BuzzFeed Brasil, o Prime Video justificou o motivo de não ter abordado o assunto no programa: "tomamos a decisão de não mostrar cenas que não correspondam aos nossos valores e possam causar dor a muitas pessoas". Apesar de não citar blackface, o streaming explicou a expulsão dizendo que "não tolera ações, declarações ou opiniões racistas, transfóbicas, homofóbicas e discriminatórias e desencoraja quaisquer ações ou opiniões que possam ser entendidas dessa maneira".

“Caravana das Drags é um programa que promove inclusão, diversidade, afeto e, acima de tudo, respeito por meio da arte drag brasileira. O Prime Video não tolera ações, declarações ou opiniões racistas, transfóbicas, homofóbicas e discriminatórias e desencoraja quaisquer ações ou opiniões que possam ser entendidas dessa maneira. Esses princípios estão no cerne das regras da Caravana das Drags, por isso, decidimos desclassificar uma das participantes que não cumpriu as regras. Também tomamos a decisão de não mostrar cenas que não correspondam aos nossos valores e possam causar dor a muitas pessoas.”

Veja também