Muita gente achou que foi racista Beyoncé não levar o Grammy de Álbum do Ano

"Foda-se o Grammy por ser tão racista para reconhecer a excelência negra [black excellence]. Adele é ridiculamente talentosa. 'Lemonade' mudou o jogo."

No domingo (12), Adele venceu o Grammy de Álbum do Ano com "25". Na mesma categoria, estava concorrendo Beyoncé com "Lemonade".

Christopher Polk / Getty Images

Só que não podemos ignorar que "Lemonade" foi um álbum revolucionário.

"'Lemonade' é uma declaração corajosa de que as mulheres negras são lindas, de que as mulheres negras têm valor e de que as vidas negras importam."

Ele não só foi pioneiro na categoria de "álbum visual", mas também foi considerado por muitos uma defesa do feminismo e do empoderamento das mulheres negras, assim como uma afirmação poderosa sobre o movimento #BlackLivesMatter.

Publicidade

E que artistas negros vêm sendo consistentemente deixados de lado nas categorias principais do Grammy desde que a premiação começou.

"Em 59 cerimônias do Grammy, houve apenas 12 vencedores negros na categoria de álbum do ano.
3 deles para Stevie Wonder."

Publicidade

De fato, a última mulher negra a ganhar o prêmio de Álbum do Ano foi Lauryn Hill, em 1999.

Vince Bucci / AFP / Getty Images

Assim, não demorou para as pessoas expressarem sua frustração por Beyoncé não ter vencido na categoria, com muitas sugerindo que a decisão foi racista:

"Esse é um assunto real e profundamente enraizado. A falta de reconhecimento da Excelência Negra [Black Excellence]. Sinto nojo de todos vocês nesta noite."

Publicidade

"Seja branco

Sylvia Obell
BEYONCE NOS DEU UM VIDEO QUE ESTREOU NA HBO COM MÚSICAS MARAVILHOSAS QUE MERDA ELA PRECISA FAZER PARA GANHAR ESSE PREMIO?!!!!"

Apesar de Beyoncé já ter ganhado um monte de Grammys, a maioria deles foi nas categorias "Urban".

"Beyoncé. Indicada para 62 Grammys.
Venceu 22.
18 deles nas categorias urban. Lol"

Publicidade

Não nas categorias principais.

"Não é sobre Beyoncé vencer ou não o Álbum do Ano. É sobre a Excelência Negra consistentemente sendo negligenciada nas categorias PRINCIPAIS"

Outros ressaltaram o número de vezes que brancos foram premiados em vez de negros na categoria Álbum do Ano:

"2013 - mumford em vez de frank
2014 - daft punk em vez de kendrick
2015 - beck em vez de beyonce
2016 - taylor em vez de kendrick
2017 - adele em vez de beyonce"

Publicidade

Muitos disseram que o que aconteceu foi deprimentemente previsível.

"Eu já tinha dito para vocês se prepararem para ver Beyoncé mais uma vez ver o prêmio que ela merecia indo para outra pessoa."

E que mandou uma péssima mensagem para mulheres negras:

"Vira e mexe há momentos que provam de novo que você pode ser literalmente a mulher negra mais excepcional que existe e eles ainda... não [vão te reconhecer]"

Publicidade

Outros que a situação foi um triste triste lembrete de que as minorias têm que trabalhar o dobro para obter reconhecimento.

"É muito verdade o que eles dizem: as minorias tem que trabalhar o dobro para ter metade do reconhecimento -- até Beyonce."

Muitas pessoas deixaram claro que sua frustração não era com Adele.

"Eu nem consigo imaginar. Amo Adele, então não é sobre ela. Mas a Beyonce deveria boicotar o Grammy e nunca mais concorrer. 25 e 'Hello'..."

Publicidade

Mas na aparente questão da diversidade.

"... em vez de Lemonade e 'Formation' é inimaginável. Eles [Lemonade e Formation] mudaram o jogo culturalmente. Existe um grande problema em relação à diversidade na Academia Fonográfica."

"Foda-se o Grammy por ser tão racista para reconhecer a excelência negra. Adele é ridiculamente talentosa. 'Lemonade' mudou o jogo."

Publicidade

Muitos disseram que "Lemonade" empoderou as mulheres negras "como poucos artistas já fizeram".

"adele é maravilhosa, mas lemonade mudou a vida das pessoas e empoderou as mulheres negras como poucos artistas já fizeram. É POR ISSO que as pessoas estão bravas."

Muitos ficaram chateados em ver que Beyoncé fez uma apresentação impecável apenas para ser esnobada.

"Ela está GRÁVIDA. De GÊMEOS. No palco desafiando a GRAVIDADE. Fez um FILME INTEIRO para um álbum. E vocês fazem isso com ela DE NOVO. Uau."

Publicidade

Alguns até mesmo fizeram um chamado para ela boicotar a premiação.

"Beyoncé nunca deveria se apresentar no Grammy de novo. Eles continuam usando ela para crescer e depois a esnobam fodam-se."

Publicidade

Bem, pelo menos uma coisa é clara: Beyoncé ainda é a Rainha Bey para praticamente todo mundo.

MTV

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também