Talentoso, político, bissexual: Sérgio Mamberti, o eterno Tio Victor de 'Castelo Rá Tim Bum', era mais que um ícone infantil

Ator morreu nesta sexta-feira (3), aos 82 anos, em decorrência de pneumonia.

"Raios e trovões!", esbravejava Dr. Victor em seus momentos de fúria no programa 'Castelo Rá-Tim-Bum', da TV Cultura. O ator Sérgio Mamberti, que deu vida ao personagem, morreu aos 82 anos, em São Paulo, nesta sexta (3).

Reprodução

A informação foi confirmada por Carlos Mamberti, filho de Sérgio, ao G1. O ator estava internado com uma infecção nos pulmões, e morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Publicidade

Já Cinthya Rachel, que interpretava a querida Biba, chamou Sérgio de professor e disse que ele era amoroso e paciente.

Publicidade

Publicidade

Dono de papéis marcantes, Mamberti tem uma carreira de sucesso. Recentemente, interpretou o vilão de "Flor do Caribe", novela das seis da Globo. Dionísio, na verdade, se chamava Klaus e era um nazista vivendo no Brasil sob disfarce.

Divulgação/Globo

Um de seus papéis mais queridos era o do mordomo Eugênio, em "Vale Tudo" (1988), um apaixonado por cinema, que era fiel à patroa Celina (Natalia Timberg) e constantemente maltratado opor Odete Roittman (Beatriz Segall).

Publicidade

Mamberti tinha forte atuação política e chegou a assumir cargos no Ministério da Cultura. Além disso, não escondeu sua orientação sexual: fez questão de afirmar-se bissexual. "Não adianta esconder porque a qualquer hora isso pode vir à tona. Talvez a gente tenha tido, em alguns momentos, que enfrentar determinados problemas, mas muito menores do que se eu tivesse tentado esconder", afirmou.

Recentemente, Mamberti ganhou uma bela homenagem: foi alvo de uma biografia escrita por Dirceu Alves Jr., recém-lançada.

Publicidade

Veja também