8 momentos inesquecíveis que rolaram em aberturas de Olimpíadas

Da rainha saltando de paraquedas até os pombinhos incinerados.

Enquanto a abertura da Olimpíada de Tóquio se desenrola, aproveitamos para relembrar 8 momentos inesquecíveis de aberturas olímpicas de outros anos - incluindo desde acontecimentos emocionantes até alguns que deixaram o público meio em choque.

Reprodução

1. Quando a rainha Elizabeth II pulou de paraquedas com o James Bond:

Ok, é claro que a rainha não pulou de verdade, mas foi divertido mesmo assim. Na abertura dos jogos de Londres em 2012, Elizabeth II participou desta esquete com Daniel Craig que mostrava ambos se dirigindo à cerimônia a bordo de um helicóptero. Quando a aeronave sobrevoou o estádio, eles "saltaram" e aterrissaram de paraquedas no meio da festa. É assim que se faz uma entrada!

Publicidade

2. Quando o arqueiro Antonio Rebollo acendeu a pira olímpica do MELHOR jeito:

Em 1992, na Olimpíada de Barcelona, o atleta paralímpico Antonio Rebollo foi o responsável por acender a pira olímpica - e deixou o mundo em choque com a forma como fez isso. O medalhista botou fogo na ponta de uma flecha, respirou fundo e simplesmente atirou pra cima, acertando o alvo em cheio e criando um dos momentos mais bonitos e inesquecíveis da história das Olimpíadas.

3. Quando 2008 pessoas deram um show de sincronia em Pequim:

Não, você não leu errado! Na abertura dos jogos de Pequim em 2008, nada menos do que 2008 percussionistas se reuniram para tocar o fou, instrumento chinês que existe há cerca de 4 mil anos. Além do show de ritmo e sincronia, eles ainda entoaram uma frase retirada do livro milenar "Analectos de Confúcio", que dizia: "não é prazeroso receber os amigos que vêm de longe?". A gente se arrepia só de lembrar.

Publicidade

4. Quando a Björk usou este VESTIDAÇO:

Por um motivo que desconhecemos, a islandesa cantora Björk foi convidada para cantar na abertura da Olimpíada de Atenas em 2004. Como sempre, ela serviu vocais e muito conceito com a canção "Oceania", mas o que ficou marcado na cabeça de geral foi o VESTIDÃO que ela usou na apresentação. Sério, era grande mesmo. A peça de roupa ocupava basicamente todos os cantinhos do palco, e tudo ficou parecendo um belíssimo sonho daqueles que a gente fica até triste quando acorda.

5. Quando uma pessoa voou de jetpack:

A abertura da Olimpíada de Los Angeles, em 1984, teve um conceito todo futurista - e não poderia ser diferente, já que grandes produtores do cinema participaram da criação do evento. Um dos momentos mais marcantes foi quando o piloto Bill Suitor surgiu voando de jetpack (a famosa mochila a jato) pelo estádio, deixando a Lady Gaga e seu vestido voador no chinelo.

Publicidade

6. Quando a atleta Cathy Freeman fez história (e ainda botou fogo na água) em Sydney:

Reprodução

O ano 2000 foi realmente excelente para Cathy Freeman: ela foi a primeira atleta classificada em uma edição dos jogos a acender a pira olímpica e representou não só os 100 anos da participação das mulheres nas Olimpíadas como também a população aborígene da Austrália. Ah, além de tudo isso ela ainda levou uma medalha de ouro nos 400 metros rasos naquele ano. Quer mais? Ela acendeu a pira de um jeito memorável: botando fogo na água.

7. Quando pombas inocentes foram queimadas por acidente:

A abertura da Olimpíada de Seul, em 1988, teve momentos icônicos como quando os paraquedistas formaram os anéis olímpicos em pleno salto. Porém, foi um triste acidente que deixou o evento marcado na cabeça de muita gente: a uma certa altura, pombas brancas foram soltas no estádio para a simbolizar a paz e tudo mais. Acontece que algumas dessas pombinhas resolveram pousar justamente na pira olímpica, que foi acesa enquanto elas ainda estavam lá. O resultado você já imagina. Desde então, por causa deste acidente, ficou proibido usar pombas nas aberturas dos jogos.

Publicidade

8. E quando este atleta de Tonga deixou o mundo inteiro sedento:

Tá bom, eu sei que a abertura da Olimpíada do Rio em 2016 teve muitos momentos icônicos, desde a Gisele transformando o Maracanã numa passarela até a Anitta cantando ao lado de Gil e Caetano. Porém, um dos momentos da cerimônia que mais causou na internet foi quando o lutador Pita Taufatofua, de Tonga, entrou carregando a bandeira do seus país com o corpo musculoso todo besuntado em óleo. Na época ele deu muita risada com os memes e com a galera que ficou sedenta pelo seu corpitcho, mas explicou que o óleo é, na verdade, uma tradição do seu país: "Era um óleo de coco, não era óleo de bebê. Foi feito pelo meu primo. Na cultura de Tonga, é tradicional, quando há um grande evento, nós usamos o óleo."

Veja também