Minha amiga foi mordida por uma barata e eu vou ter pesadelos para sempre
(Mas não se preocupe, não tem foto de barata aqui não.)
Eu sempre soube que baratas são uma desgraça, o que eu não sabia é que podia ficar pior.


Record / Reprodução
Aí a minha amiga Joelma Terto, jornalista de Porto Alegre, publicou isto no Facebook:


Joelma Terto / Facebook
COMO ASSIM AMIGA?


Joelma Terto / Facebook
Esta é a Joelma, aqui num momento mais agradável de sua vida:


Joelma Terto / Facebook
A história que ela contou é feita da mesma matéria dos pesadelos mais sombrios. Joelma mora no térreo e tem um quintalzinho.


Joelma Terto
Certa noite ela estava lá fora tomando uma cervejinha e olhando a lua quando, de longe, viu uma barata cambaleante. "Depois eu mato", pensou ingenuamente.
"Quem mora no térreo precisa se acostumar a ver uma ou outra barata às vezes", explica. Anotando aqui: JAMAIS morar no térreo.
Pouco depois ela sentiu uma mordidinha PERTO DO PESCOÇO, "como se fosse de mosquito". Só que aí ela sentiu PATINHAS ANDANDO nela. Ao olhar para o lado, esta guerreira VIU a barata, bem no ponto da picada.


"Foi o tempo de dar um tapão no bicho para ele voar longe e entrar em casa correndo, gritando em semi-pânico. A primeira coisa que fiz foi olhar no espelho a área supostamente picada e tomar um 'banho' do spray anti-séptico que estava à mão no banheiro", ela conta.
Bom, como se isso não fosse horrível o suficiente, é bem provável que tenha sido uma mordida de barata mesmo. O que, BARATAS MORDEM?
De acordo com Jane Costa, chefe do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz, "é sim possível receber uma mordida de barata, que pode ser a via de infecções bacterianas".


Netflix / Divulgação
"A mordida causa uma lesão superficial, com um nível de infecção leve. O local deve ser lavado com água e sabão o mais rápido possível e ao sinal de infecção deve-se procurar um posto de saúde", diz Jane Costa.
POR ISSO, MUITO CUIDADO COM RESTOS DE COMIDA, PESSOAL! "Baratas tem um olfato apuradíssimo e são capazes de perceber partículas minúsculas que possam lhe servir de alimento", explica Jane. E é aí que elas podem subir nas pessoas e morder.


"Em geral, as baratas são arredias, têm hábitos noturnos e se restringem aos locais escuros. Entretanto, em locais com altas infestações, o comportamento natural das baratas pode ser alterado devido a inúmeros fatores, incluindo o estresse populacional, a ausência de predadores, excesso de matéria orgânica propiciando a reprodução excessiva etc. Nestes casos, e dependendo da espécie, esses insetos podem mudar ou alterar seu comportamento". Eita.
E aquela lenda urbana de que baratas podem entrar na boca das pessoas dormindo para "mordiscar" restos de comida de quem não escovou os dentes?


"Dependendo das condições de higiene do local, e do nível de infestação, é possível que haja contato noturno das baratas com pessoas adormecidas que apresentem restos de comida pelo corpo ou no local onde dormem", diz Jane. Galera, ESCOVEM OS DENTES E NUNCA DURMAM NO SOFÁ COM AQUELE RESTO DE PIZZA DO LADO.
O PIOR? Os comentários no post da Joelma mostram que o caso é MAIS COMUM do que parece.


Joelma Terto / Facebook
A identidade desta pobre alma traumatizada foi preservada.
FICOU UMA CICATRIZ.


Joelma Terto / Facebook
E a desta com feridas de guerra também.