Michael Caine finalmente revelou se o final de "A Origem" é um sonho ou não

O maldito pião cai ou não?

O filme de 2010 de Christopher Nolan, "A Origem", tem um dos finais mais ambíguos e polêmicos de todos os tempos.

Warner Bros. Pictures

ATENÇÃO: HAVERÁ spoilers neste post sobre um filme que tem mais de oito anos, então... aceite ou vá embora!

Para aqueles que ~não sabem~, o filme acompanha um grupo de golpistas especializados em roubar informações da mente das pessoas por meio de seus sonhos. Porém, quando eles são recrutados para fazer a tarefa inversa — plantar uma ideia na mente de um CEO —, as coisas rapidamente dão errado.

Warner Bros. Pictures

"Uma ideia. É resiliente... muito contagiosa. Uma vez que uma ideia toma o cérebro, é quase impossível erradicá-la."

Publicidade

O filme termina com um suspense, pois não fica claro se o personagem de Leonardo DiCaprio voltou do sonho para a realidade, o que é frustrante, PARA DIZER O MÍNIMO.

Warner Bros. Pictures

Essa é literalmente a cena final... Spoilers.

Bem, oito anos depois, temos uma resposta definitiva graças ao ator Michael Caine, que revelou um pouco das informações dos bastidores enquanto assistia a uma exibição do filme em Londres (Reino Unido).

Warner Bros. Pictures

Publicidade

“Quando recebi o roteiro de 'A Origem', fiquei um pouco confuso”, disse Caine. “Eu disse para [Nolan]: 'Não entendo quando é o sonho. Quando é o sonho e quando é a realidade?'"

Warner Bros. Pictures

"[Nolan] disse: 'Bem, quando VOCÊ ESTÁ na cena, é a realidade'", disse Caine. "Então, fiquem com essa — se eu estiver na cena, é a realidade. Se eu não estiver, é o sonho."

Warner Bros. Pictures

Publicidade

E, embora Caine, que interpreta o mentor e sogro de DiCaprio no filme, não esteja presente em muitas cenas, ele ESTÁ presente na que realmente importa:

Warner Bros. Pictures

Assim, seguindo a lógica apresentada por Nolan, como o personagem de Caine ESTÁ presente na sequência final, o final NÃO é um sonho. O personagem de DiCaprio CONSEGUIU voltar para casa e para seus filhos de verdade!

Warner Bros. Pictures

Publicidade

Então, aí está, um mistério de oito anos foi oficialmente solucionado! Hora de reassistir "A Origem" pela milésima vez com essa nova informação.

Warner Bros. Pictures

Veja também:

Estes são os 100 piores filmes de todos os tempos – quantos você já viu?

Estes são os 99 filmes mais populares de todos os tempos – quantos você já viu?

Aqui estão 64 documentários icônicos – quantos você já viu?

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também