PRE-PA-RA! Mercúrio vai dar um período duro durante a Lua Nova

A Lua Nova que abre fevereiro e traz um ciclo muito saturniano, de perrengues fora do nosso controle.

Primeiramente, a gente precisa agradecer porque Janeiro acabou né, gente? Mês de Mercúrio e Vênus retrógrado é uma loucura de paradeza. Essa freada que somos obrigados a dar traz essa sensação de que as coisas demoooooooram a passar. Mas espero que o período tenha sido positivo para todos, ainda que tenha incluído algumas conversas bem difíceis que a Vênus retrógrada acabou trazendo, e também alguns términos por aí. Agora é aproveitar o movimento direto do planeta das paixões, catar alguns cacos e olhar pra frente no que pode ficar ainda melhor.

Nessa semana, Mercúrio também vai sair da retrogradação! Nesta quinta feira (3), o planeta da comunicação estaciona, fica paradinho, já de volta no signo de Capricórnio, e começa lentamente a colocar nossa mente pra trabalhar.

Como ele voltou pra Capri, ele se junta a uma renca de planetas que estão ali, e fortalece uma energia capricorniana e saturniana: pode ser difícil retomar o ritmo, e pode ser que a gente ainda leve algumas semanas pra pegar no tranco e achar que efetivamente o ano começou.

Uma pena que não temos Carnaval pra usar essa desculpa, mas essa passagem nos signos saturnianos, escassos, também é boa pra gente conseguir ver o que a gente dá conta quando não tem abundância, e também regular nossos horários e nossa rotina pro resto do ano que vem aí. Vai ser um mês de regular muitas coisas.

Publicidade

Não vai ser um mês exatamente fácil, porque a Lua Nova é carregada de uma energia bastante Saturniana, o planeta da disciplina e dos desafios. Ela faz um ciclo de 29 dias de influências e energias, e, nesse fevereiro, o Sol e a Lua não apenas se encontram próximos de Saturno, domiciliado em Aquário, como também temos Mercúrio, Vênus e Marte em Capricórnio, o outro signo regido por Saturno. Pode ser um mês com um gostinho de 2020, com a gente sendo confrontado por coisas que não estão sob o nosso controle, mas, pela energia aquariana, vem com uma energia bastante mais disruptiva.

Socialmente, as relações de poder ficam em voga. E das figuras de poder, como o presidente, as esferas capitalistas e de dominação branca, e podemos ver alguns escancaramentos bem potentes das nossas desigualdades, dos nossos erros nos nossos acordos coletivos, e dos tantos erros no nosso sistema. Isso junto com um pico pandêmico que não é exatamente facilitado com uma leve proximidade de Júpiter a Netuno.

É um mês de sermos confrontados com escolhas. E toda escolha é abrir mão de algo, e isso pode inclusive ser feito por nós, caso a gente tenha dormido no ponto e falhado miseravelmente em tomar uma atitude quando ele tinha que ter sido tomada.

Quem cala, consente, e quem se cala diante de uma situação de desconforto, acaba sendo conivente com ela. E as consequências vêm.

Um outro grande agente dessa lunação é Urano, o regente moderno de Aquário, o quebrador de correntes, o imprevisível e o vanguardista. Então já é bom a gente se preparar para: o imprevisível. Tanto no nível pessoal quanto no nível coletivo, podemos esperar eventos inesperados, inclusive referente ao clima e construções, mas também referente a figuras de poder. E como nem tudo é merda, o aspecto mais forte dessa lunação está entre a Vênus recém em movimento direto e esse mesmo Urano. Se você nesse Dezembro e Janeiro soube pensar mais e melhor sobre o que você efetivamente quer, e separar o joio do trigo, Fevereiro pode trazer algumas soluções inesperadas e felizes pra abrir novos caminhos. Então olhos e ouvidos bastante atentos!

Nessa lunação, ficam bastante demandadas as pessoas que tem posicionamentos fortes em Aquário e Capricórnio e, por consequência, seus pares opostos, Leão e Câncer: pra estes, as possíveis mudanças e imprevisibilidades do mês podem ser mais estruturantes (sendo Capris e Aquarianes mais atingidos em questões pessoais, e Cancerianes e Leonines mais em questões de relações e fins).

Para quem tem posicionamentos importantes em Touro, pode ser um mês de libertações importantes. Escorpianes precisam se ater ao que lhes é seguro, e não exagerar em coisas aumentadas e que não existem, ser práticos.

Para arianes e piscianes, fiquem de olho ali em questões de trabalho, posição social e ciclos sociais, especialmente relacionado a falta de controle e o quanto isso vai mexer com vocês.

Publicidade

Axé!

Veja também