Despertando sentimentos conflituosos, o submarino desaparecido é o único assunto de todo mundo

Informações, especulações, problematizações e memes...

Você com certeza viu por aí algum meme sobre o submarino desaparecido no mar, mas pode não ter entendido muito bem o que aconteceu. De fato, ainda não se sabe muitos detalhes sobre o episódio, mas a gente reuniu aqui o que já foi descoberto até a publicação dessa matéria!

Tenor

No último domingo (18), quatro passageiros e um piloto entraram em um submarino para fazer uma expedição turística de 10 dias pelo oceano Atlântico. Para que? Para ver os destroços do Titanic. Isso mesmo, o navio que naufragou em 1912.

Só que, pouco tempo depois de começar a descer em direção ao fundo do mar, o submarino desapareceu. Era esperado que o trajeto durasse cerca de duas horas, mas o submarino ficou incomunicável depois de 1 hora e 45 minutos.

Reprodução/Ocean Gate

Tudo isso aconteceu próximo do Canadá, já que os destroços do Titanic ficam a 600 km da costa do país.

Publicidade

Segundo o site da empresa que faz essa expedição, já era a quinta vez que eles levavam pessoas até o Titanic. Por pessoas, aqui nos referimos a pessoas bilionárias, uma vez que uma viagem custa US$ 250 mil, mais de R$ 1 milhão por passageiro.

Ainda não se sabe ao certo o que aconteceu com o submarino, mas existem algumas teorias: ele pode estar no fundo do oceano, pode estar flutuando na superfície ou ter implodido com a pressão da coluna de água. Nenhuma dessas opções são muito esperançosas.

Reprodução/Ocean Gate

Há serviços de busca dos Estados Unidos e do Canadá a procura da embarcação.

Publicidade

Segundo a empresa que construiu a embarcação, os tripulantes têm oxigênio disponível para ficar cerca de quatro dias embaixo d’água, ou seja, até a próxima quinta-feira (22).

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Mas, também, surgiram problematizações sobre a mobilização seletiva da mídia e das redes sociais:

No dia 14 de junho um barco pesqueiro com cerca de 750 imigrantes afundou na costa da Grécia. Mais de 100 crianças foram resgatadas e pelo menos 78 pessoas morreram. Foi a maior tragédia migratória da história do país, que ficou em luto por três dias. Mas você ouviu falar disso? Pois é!

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Veja também