Melania Trump copiou parte de seu discurso de Michelle Obama

Ela falou sobre a ética profissional que seus pais a ensinaram, mas o discurso pareceu quase idêntico a um discurso de Michele de 2008.

Alex Wong / Getty Images

Melania Trump fez um raro discurso na primeira noite da Convenção Nacional Republicana sobre seu marido Donald Trump, que continha um trecho quase idêntico ao do discurso de Michelle Obama na Convenção Democrata, em 2008.

A esposa do provável candidato Republicano discutiu sobre a ética profissional incutida nela por seus pais, sobre tratar as pessoas com respeito e desejar um futuro melhor para as crianças — o que aparentemente foram coisas que ela tirou do discurso de Michelle Obama.

Melania Trump disse em seu discurso na segunda-feira:

Na minha juventude, meus pais me ensinaram o valor de que você deve trabalhar duro pelo que você quer na vida. Que sua palavra é a sua garantia, que você deve fazer o que diz e cumprir o que promete. Eles me ensinaram e aplicaram estes valores e moral na vida cotidiana. É uma lição que eu continuo a passar para o nosso filho e nós precisamos passar estes ensinamentos para que as próximas gerações os sigam, porque queremos que as nossas crianças desta nação saibam que o único limite para as suas realizações é a força dos seus sonhos e sua vontade de trabalhar para realizá-los.

O discurso de Michele Obama na convenção Democrata de 2008 fala muito sobre os mesmos temas:

E Barack e eu fomos criados com vários dos mesmos valores: trabalhar duro pelo que você quer na vida; que sua palavra é a sua garantia e que você deve fazer o que diz que vai fazer; que você deve tratar as pessoas com dignidade e respeito, mesmo que você não as conheça e mesmo que você não concorde com elas.

E Barack e eu planejamos construir vidas guiadas por estes valores e para passá-los para as próximas gerações. Porque queremos que nossas filhas — e todas as crianças nesta nação — saibam que o único limite para as nossas realizações é o tamanho dos seus sonhos e sua vontade de trabalhar para realizá-los.


Antes de subir ao palco na segunda-feira à noite, Melania Trump disse a Matt Lauer, da NBC, que escreveu um discurso.

"Eu escrevi isto... com o mínimo de ajuda possível", disse ela.

A campanha de Trump não respondeu imediatamente ao pedido do BuzzFeed News para comentar o assunto, mas publicou uma declaração através de um porta-voz na segunda-feira à noite a respeito do discurso de Melania:

Ao escrever seu belo discurso, a equipe de escritores de Melania tomou notas sobre as inspirações de sua vida, e em alguns momentos incluiu fragmentos que refletiam seu próprio pensamento. A experiência de imigração e o amor pela América de Melania brilharam em seu discurso, o que o tornou um sucesso."

As similaridades foram apontadas primeiramente por Jarrett Hill no Twitter.

Dois ex-funcionários de Obama disseram que a autora original do texto era Sarah Hurwitz, uma ex-escritora de discursos de Obama que agora trabalhar na Casa Branca como assistente pessoal do presidente.

O ex-escritor de discursos de Obama, Jon Favreau, disse que "não fazia ideia" de como essa gafe ocorreu. "Uma linha ou frase isolada por ser um engano. Dois parágrafos inteiros da atual primeira-dama é incompreensível", disse ele. "Eu não posso acreditar que alguém faria isso com ela."

"O principal escritor de discursos de Michelle costumava ser o de Hillary", twitou Favreau. "Então a campanha de Trump foi plagiada por um escritor de discursos de Hillary."

Donald Trump inclusive já atacou o vice-presidente Joe Biden por, notoriamente, plagiar o discurso de um político britânico em 1987.

"Tenho um ótimo histórico, eu nunca estive envolvido em plágio", disse Trump.

Aqui está um vídeo comparando os dois discursos:

Publicidade

Assista o discurso de Melania aqui:

Publicidade

Ben Smith contribuiu para esta reportagem.


Veja também