Polícia de Dallas contradiz afirmações de Marcos do Val sobre envolvimento com a SWAT

Conversamos com o departamento de polícia de Dallas para confirmar o CV do senador.

Publicado por Deinha Mendes e Dr. Pândego

O BuzzFeed Brasil já falou sobre as inconsistências do Senador Marcos Ribeiro Do Val, com pagamentos em dinheiro vivo e indícios de rachadinhas. Mas agora temos uma posicionamento da Polícia de Dallas sobre o político - que se diz instrutor da SWAT, entre outros atributos. Freeze!!! E pede pra sair!!!

Perguntamos à Polícia de Dallas se havia alguma relação entre ela e o Senador Marcos Ribeiro Do Val, que publicou em sua conta do Twitter esta imagem abaixo:

Reprodução Twitter

Publicidade

Muitas reportagens, desde muito antes da eleição de Marcos para o Senado, em 2018, já apontavam que havia, no mínimo, um exagero nas colocações do político sobre participação como integrante da SWAT. Leia aqui a matéria na revista Veja.

Resolvemos ir direto à fonte e mandamos uma lista de perguntas para a área de relações com a mídia da Polícia de Dallas, do Estado norte-americano do Texas, inclusive para saber se ele tinha sido da SWAT de lá, ou se teria dado treinamento, por exemplo de Aikidô.

Publicidade

Ontem recebemos a resposta. Traduzindo: “O Sr. Do Val deu treinamento aqui nos EUA juntamente com a Associação de Oficiais de Paz Tática do Texas (TTPOA), não específico para o Departamento de Polícia de Dallas. Muitos anos atrás alguns oficiais da SWAT viajaram por motivos pessoais para o Brasil, sem que fosse viagem oficial como representantes da SWAT de Dallas.”

Fizemos perguntas adicionais, que foram prontamente respondidas. A primeira, se saberia quando os oficiais da SWAT viajaram para o Brasil por motivos pessoais, se teria sido antes de outubro de 2018. A resposta foi, traduzida: “Como não foi oficial, do Departamento de Polícia de Dallas, não temos a data exata. Mas nós entendemos que foi bem antes de 2018.”

Publicidade

Por fim, paramos de importuná-los, mas não sem antes perguntar sobre eventual verificação de visto para o treinamento ministrado. A resposta: “Não tenho ideia. Mais uma vez, não foi nosso treinamento.” Em outras palavras, não foi treinamento oficial da ou na Polícia de Dallas.

Não encontramos nenhum site de Associação de Oficiais de Paz Tática do Texas em inglês. Mas achamos uma TTPOA que é Associação de Oficiais de Polícia Tática do Texas, o que faria mais sentido, na verdade. O logo deles é o seguinte:

Publicidade

Demos um passo a mais. No site da TTPOA há informações sobre o que ela representa em termos de associados. São mais de 3.000 e há uma exigência de que sejam policiais ou militares. Até onde se sabe, o Senador Marcos Ribeiro do Val, que serviu o exército ao final da adolescência, não é nada disso.

A associação por estrangeiros pode ser feita por 40 dólares (individual) ou 200 dólares (coletiva, para até 30 pessoas) por ano. Os benefícios estão logo acima, inclusive acesso a uma revista, publicações e até um treinamento de baixo custo. E muito mais!!!!

Publicidade

Um dos eventos desta semana é este. Não ficou claro o que seria um curso de certificação de instrutor de effective fitness combatives, mas no Instagram tem até um perfil que explica e tem a ver com técnicas de imobilização. https://www.instagram.com/efcombatives/ 

Estamos levantando mais informações. Se, em qualquer momento, o Senador Marcos Ribeiro do Val quiser se manifestar, o espaço está aberto. E, se quiser se manifestar sobre outros temas, como sobre por qual motivo pagamentos foram feitos por ele ou alguém a seu pedido em dinheiro, para reembolso pelo Senado, também fica o convite.

Publicidade

Veja também