Março foi o mês mais quente já registrado na história

A temperatura média global no mês de março foi 1,22 grau Celsius superior à média do século XX — o que representa a maior diferença desde 1880, quando essa avaliação foi feita pela primeira vez.

Reuters

Cientistas norte-americanos anunciaram na terça-feira que o mês de março de 2016 foi o mais quente já registrado no planeta, além do 11º mês consecutivo em que o recorde de calor é batido.

A temperatura média global no mês de março foi 1,22 grau Celsius superior à média do século XX, que é de 12,7 graus, de acordo com um relatório da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). Com isso, março apresentou a maior diferença para a média desde 1880, quando a NOAA começou a realizar essa avaliação.

Publicidade

NASA

Os 11 meses consecutivos de quebra do recorde de calor também representam a maior sequência dessa natureza nos 137 anos de avaliação, de acordo com a NOAA.

O aumento nas temperaturas ocorreu por causa do aquecimento do oceano Pacífico, efeito do El Niño, e da emissão de gases de efeito estufa, segundo cientistas climáticos.

Publicidade

NOAA

Mesmo com o abrandamento das condições do El Niño no Oceano Pacífico, a média global da temperatura da superfície do mar permaneceu 0,81 grau acima da média mensal em março — o que também é um recorde, informou a NOAA.

Publicidade

Brennan Linsley / AP

Uma grande piscina de gelo derretido formada na vasta camada de gelo da Groenlândia.

O relatório, que é baseado em dados apresentados no início do mês pela NASA e pela Agência Meteorológica do Japão, é mais um dos consecutivos avisos sobre os recordes de aquecimento global. E isso faz com que algumas pessoas se preocupem com o fato de o público começar a não prestar mais atenção a isso.

"De um certo modo está se tornando monótono", Jason Furtado, professor de meteorologia na Universidade de Oklahoma, falou à Associated Press. "É absolutamente preocupante... estamos perdendo elementos essenciais de nosso sistema climático."


Publicidade

Veja também