Marcas de moda criadas por pessoas pretas

A negritude tem um peso gigantesco na criação e popularização de tendências globais!

As movimentações de revolta protagonizadas pela negritude nos últimos anos não mexeram só com as ruas. Com a ascensão não só da organização, mas da mentalidade “Black Lives Matter” e a pressão gerada por ela, muitas marcas foram obrigadas a reverem suas políticas. Gap, Moda Operani, Kith e outras grandes varejistas, nos EUA, estabeleceram que suas prateleiras teriam a porcentagem mínima de 15% de produtos de marcas comandadas por pessoas negras.

Existe uma carência enorme de presença dessas marcas em todos os setores da moda, mesmo que a negritude tenha um peso gigantesco na criação e popularização de tendências locais e globais. Ainda assim, marcamos presença nisso. Conheça algumas marcas de moda criadas por pessoas negras!

Publicidade

Off-White

Antes de assumir a direção criativa da área de menswear da Louis Vuitton em 2018, Virgil Abloh já comandava a Off-White, luxuosa marca de streetwear lançada em 2012.

A Off-White foi descoberta por muitas pessoas ao redor do mundo através de suas colaborações com a Nike. Além de novos designs para tênis clássicos, também inseriram um lacre bastante característico, que chamava a atenção. Muitos passaram a usar os tênis pelas ruas sem remover o lacre!

Dendezeiro

Kevin Oux/Divulgação

Logo em sua primeira coleção, lançada em 2019, surgiu a oportunidade da Dendezeiro vestir Maria Gadú, Majur e Iran. Criada por Hisan Silva e Pedro Batalha na base da sevirologia (Hisan aprendeu fotografia e Pedro aprendeu modelagem para que o trabalho fosse viabilizado), a Dendezeiro vem conquistando seu espaço no mercado da moda.

Publicidade

Patta

De Amsterdã (Holanda) para o mundo. Edson Sabajo e Guillaume Schmidt fundaram a Patta em 2004 e conquistaram um espaço enorme. Desde então, foram várias colaborações com a Stussy, Nike, Tommy Hilfiger, Converse etc, além das coleções próprias.

Isaac Silva

“Acredite no seu Axé” é espiritualidade e uma filosofia de vida para a marca que desafia o racismo através de suas criações, sempre carregadas de referências afrobrasileiras e indígenas.

Isaac, criador da marca, nasceu em Barreiras, no interior da Bahia, e se tornou um dos artistas preferidos de Elza Soares e Gaby Amarantos.

Publicidade

Martine Rose

A londrina de ascendência jamaicana Martine Rose conviveu com as diferentes subculturas inglesas, as raves dos anos 90 e, obviamente, com as diferentes tonalidades da cultura e música jamaicana.

Esse repertório todo deu base para a criação da marca que leva seu nome e lança, desde 2007, coleções próprias e colaborações com marcas do mundo todo.

Texto de Jun Alcântara

Publicidade

Veja também