Manual de sobrevivência à Venus Retrógrada

Pouco mais de um mês de luta contra nossa necessidade de protagonismo e para reavaliar relações.

A Vênus ficou retrógrada no último fim de semana, e essa retrogradação é normalmente muito mais forte e relevante do que a de Mercúrio, especialmente porque ela é mais rara, acontece ali a cada um ano e meio, e porque mexe muito nas nossas relações.

Essa é uma retrogradação sobre: você. O que você realmente quer, deseja, espera? Onde você quer ser mais protagonista do que você tá sendo? Onde você sente que não está sendo valorizada, e deveria? Onde você, também, está sendo tóxica e não valorizando quem está com você pelo comodismo da coisa?

Tem retorno de ex? Pode ser. Mas não pelo bel prazer de encher o saco, mas por alguma demanda de poder agir ou protagonizar alguma coisa que no passado não foi possível. Dizer, fazer, desentalar da garganta. Ou, simplesmente, ver qual é, passado tanto tempo.

Amigos também podem se declarar, além de outras declarações inesperadas. E alguns términos, sim. Há que se destruir algumas relações desequilibradas, pra que a gente repense o amor que acreditamos que merecemos receber e que devemos dar.

Publicidade

Bora de vibes por signo!

ÁRIES

A retrogradação da Vênus vem questionar as interações e relações da sua vida onde não há mais dinamismo, criatividade. Onde tudo virou uma pasmaceira, uma inércia. Qual sua responsabilidade nisso ter chegado até aí? Se for grande, você tá está com vontade de mudar? Se não for, ainda quer de lutar? A vida já é muito difícil pra ainda por cima ser chata, né.

TOURO

Sabe o que vai ser bom nessa retrogradação? Jogar coisas velhas fora. Te ajuda a lembrar de versões antigas de você e como você não tá mais ali. E é um dos signos que pode ter mais essa vontade de ir até relações passadas pra acertar coisas, ou receber mensagens de relações passadas. Ciclos precisam terminar, essa é uma retrogradação que pode ajudar nisso.

GÊMEOS

Sabe aquela música da Calcanhoto que diz que "nada ficou no lugar"? É por aí, no seu caso, hora de botar as coisas no lugar onde houver ou tiver havido mal entendidos. E relembrar amigos, conversas antigas, planos feitos e nunca executados. Pode ser um saco, ter briga/ término? Pode. Mas olha que potencial ótimo de recuperar intenções, ideais, e planos que você sequer lembrava.

CÂNCER

Ah, canceriane, que tanto se sustenta pelas relações. A Vênus de ré quer sacudir essa sustentação aí. Relação que você acha que sustenta, mas não sustenta nada, relações de pena. Relações sustentadas pelo trabalho, relações de trabalho que misturam com outras coisas e deram ruim. Além disso, segura o dinheiro, minha gata, foca no que precisa, tá.

LEÃO

Oh, minha gata, até setembro ali é um grande você, né. Uma sequência de eventos que vão te mostrar onde tá faltando você e onde tá sobrando você. Escolher os palcos da vida é bem necessário sempre, e não digo isso falando que leonine gosta de palco, não, mas sim mais sobre os palcos que você DEVERIA estar e não está, fica ali no backstage. Bora brilhar.

VIRGEM

Essa Vênus retrogradando em Leão pode te pedir é pra sair da sua cabeça ou jogar na sua cara que essas loucura que cê fica aí achando que são verdades, na real, tem mil outras coisas em volta. E também te ajudar a parar de pensar no que será que fez fulano fazer ou não aquilo. Fez, tá feito, o que você vai fazer agora pra tocar sua vida?

LIBRA

Há alguns passados pra voltar sim nessa Vênus, mas o maior deles é: você. As coisas da sua versão do passado que te traumatizaram numa versão pior do presente, e as coisas da sua versão do passado que são ótimas e têm tudo pra recuperar. A dica: retoma as turmas, os amigos, e o hobbies que faziam parte dessa sua versão ótima. Vai ser lindo.

ESCORPIÃO

A Vênus vem mexer na sua vaidade e em como você é vista. Se você não tá sendo vista ou reconhecida como você gostaria, o que você tá esperando exatamente? Oxalá bater na sua porta com bênçãos? As pessoas escrotas do passado e presente te dar as desculpas que você tanto espera? Oh minha gata... Tanto brilho em você, precisa dessas validações pra quê?

SAGITÁRIO

Sabe o que pode ser até bom nesse período? Olhar pro seu eu atual e ver como cê conseguiu dar uma superada boa numas coisas ali bem tensas, e mesmo tendo que fazer escolhas difíceis em prol do que você acreditava mais, teve boas compensações. É importante a gente saber que rompimentos são necessários pra gente se (re)encontrar. É um período de olhar bem pra isso.

CAPRICÓRNIO

Capricórnio é, por posicionamento, o signo mais propenso a ver rupturas em relações e em fluxos de dinheiro, mas sem desespero, calma. O que vale ficar atento aqui é onde existe uma sustentação desnecessária de afeto, grana, ou até tempo, em alguma relação. E olhar sem julgar ou ficar puta, senão complica mais. A não ser em casos muito emergenciais, um lado nunca deve sustentar o outro nas relações.

AQUÁRIO

Olha, meu amor. Na vida, a gente segura muitos pratinhos nossos. Eventualmente, os dos outros também. Temporariamente. E é nesse "tempo" do temporariamente que a Vênus pega. Se você emprestou um pratinho e nunca pegou de volta, você é babaca e pode sentir. Se você pegou o de alguém e também nunca devolveu, você é sonsa. Devolva.

PEIXES

Sabe aquelas relações que a gente já tá tão acostumado a elas ali, que nem repara que na verdade não tá tudo bem? Ou algumas que a gente enterrou debaixo do tapete e deixou morrer sem resolver bem, pra serem engolidas pela rotina? Então, amor, são elas que vem aí nessa retrogradação da Vênus, bora se preparar.

Veja também