8 manchetes que provam que o PL 490 é um absurdo

As terras indígenas precisam ser protegidas.

Publicidade

Publicidade

Todo mundo sabe que o projeto de acabar com os direitos e com as terras dos indígenas está em curso no nosso país desde a invasão dos portugueses. Apesar de ser uma luta antiga, estas 8 manchetes publicadas recentemente nos ajudam a enxergar o quão absurdo é o PL 490 e outros projetos similares que visam acabar com a proteção dos nossos povos originários.

1. Há apenas 6 dias, o G1 publicou esta reportagem relatando que indígenas foram obrigados a deixar suas terras após ataques.

G1

De acordo com o site, desde o dia 10 de maio de 2021 foram registradas 23 invasões de garimpeiros armados em terras protegidas.

Publicidade

2. E aqui no BuzzFeed nós já mostramos como o garimpo ilegal está diretamente ligado aos ataques sofridos pelos Yanomamis.

BuzzFeed Brasil

3. Aqui nós também já falamos sobre os ataques que garimpeiros estão promovendo contra o povo Munduruku, no Pará.

BuzzFeed Brasil

Se isso tudo já acontece antes mesmo de o PL 490 ser aprovado, imagina o que pode rolar se essa aprovação acontecer...

Publicidade

4. Já esta manchete do El País nos dá uma dimensão do que está em jogo.

El País

De acordo com a matéria, nada menos do que 3 milhões de hectares de terras indígenas correm o risco de cair nas mãos de mineradores e garimpeiros por causa de PLs como o 490/2007 e o 191/2020.

5. A vacinação dos povos indígenas está atrás da média nacional.

Amazonas Atual

No Amazonas, 60% da população indígena já foi totalmente imunizada. Pode parecer uma taxa grande, mas, como diz esta matéria do Amazonas Atual, ela é 12% inferior à média nacional.

Publicidade

6. E a taxa de letalidade por covid entre as populações indígenas é 150% maior do que a média nacional, dado que está relacionado com as invasões de garimpeiros.

O Globo

Nesta matéria, o jornal O Globo aponta que uma das causas da alta taxa de letalidade por covid entre as populações indígenas é justamente a invasão de grileiros que acontece dentro das reservas. Além de levar destruição, eles também levam doenças que podem dizimar esses povos, principalmente os que vivem em áreas mais isoladas e com menos acesso ao sistema de saúde.

7. Na última quinta-feira (17), o G1 reportou que até as crianças indígenas estão sendo alvo dos garimpeiros.

G1

Lembrando que isso tudo está ocorrendo em terras indígenas supostamente protegidas por lei.

Publicidade

8. Por último, esta manchete da BBC traz um ótimo motivo para que o PL 490 não seja aprovado.

BBC

O projeto facilitaria ainda mais a exploração de terras protegidas, contribuindo para a destruição de florestas que permaneceram preservadas ao longo de milhares de anos graças aos povos indígenas que viveram e ainda vivem nelas.

Veja também