Lukaku é um dos melhores jogadores belgas, mas o seu maior oponente é o racismo

Ele é a exceção que só comprova como o racismo exclui e desumaniza pessoas negras.

Romelu Lukaku foi um dos destaques da Copa. Ele já marcou 4 gols pela Bélgica e jogou muito bem contra o Brasil. Mesmo com a derrota para a França na semifinal, Lukaku vai sair da Copa maior do que entrou.

Gabriel Bouys / AFP / Getty Images

Hoje, mais pessoas conhecem o seu futebol e a sua história.

No mês passado, o site The Player’s Tribune publicou um emocionante texto em que Lukaku abre o coração e conta a sua história.

Jewel Samad / AFP / Getty Images

Um dos trechos mais impactantes é quando ele conta que, aos seis anos de idade, viu a sua mãe misturar água no leite porque não havia dinheiro para comprar comida para o resto da semana. Diante da cena, Lukaku prometeu que seria jogador de futebol do Anderlecht, um dos maiores times da Bélgica, para melhorar a condição de sua família. O texto foi traduzido pelo site brasileiro Trivela.

Publicidade

O racismo dos belgas tem origens históricas, uma vez que o Congo, colonizado pela Bélgica, conseguiu a sua independência apenas em 1960.

Central Press / Getty Images

E quando falamos de origens históricas, nos referimos ao holocausto que a Bélgica promoveu no Congo. Henrique II, rei belga, matou entre 6 e 20 milhões de congoleses (não há números exatos sobre esse episódio histórico).

Publicidade

Publicidade

Por isso, não surpreende quando Lukaku diz que tem lutado para ser reconhecido como um cidadão belga. Ele também fez a seguinte declaração, que mostra a força do racismo no país: "Eu ficaria surpreso de conhecer um negro da Bélgica que me dissesse que nunca sofreu racismo. Seria uma grande mentira."

Benjamin Cremel / AFP / Getty Images

Publicidade

Não importa quão genial, quantas línguas ele fale e quantos gols faça, o racismo será sempre o seu maior oponente.

Odd Andersen / AFP / Getty Images

Essa é a história de Lukaku: a exceção que só comprova como o racismo exclui, desumaniza e torna tudo mais difícil para pessoas negras.

Publicidade

Veja também:

Os comentários racistas sobre Fernandinho são mais tristes que perder a Copa

Este youtuber veio para nos lembrar que o racismo não tira férias com a Copa

Veja mais posts sobre a Copa 2018

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também