Livros para conhecer a obra de Ailton Krenak, primeiro indígena a fazer parte da Academia Brasileira de Letras

A posse de Krenak como imortal da ABL deve ser apenas em 2024.

"Estou dentro de um taxi e não caibo aqui dentro de felicidade". Foi com essa frase que o escritor indígena e ativista ambiental Ailton Krenak respondeu à ligação do presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira, quando foi informado que fora eleito para ocupar a cadeira número 5 entre os imortais.

Reprodução/Instagram/Bel Pedrosa

"Ailton Krenak é escritor de renome e figura central no movimento literário indígena do país. Sua voz é fundamental para o cenário atual, pois é elo entre a rica herança cultural e histórica dos povos originários e a literatura nacional. Esta eleição é um marco na ABL, que reafirma o seu compromisso em promover a diversidade e a inclusão na instituição e na literatura brasileira", declarou a instituição.

Divulgação/ABL

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a obra de Ailton Krenak, indígena nascido em Itabirinha, em Minas Gerais, e primeiro a ocupar uma cadeira na ABL, aqui estão alguns livros do escritor:

Publicidade

"Futuro ancestral"(2022).

Reprodução/Amazon

A ideia de futuro por vezes nos assombra com cenários apocalípticos. Por outras, ela se apresenta como possibilidade de redenção, como se todos os problemas do presente pudessem ser magicamente resolvidos depois. Em ambos os casos, as ilusões nos afastam do que está ao nosso redor. Nesta coleção de textos, produzidos entre 2020 e 2021, Ailton Krenak nos provoca com a radicalidade de seu pensamento insurgente, que nos tira do senso comum e invoca o maravilhamento.

Compre aqui.

"Ideias para adiar o fim do mundo" (2020).

Neste livro, Krenak critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma "humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô".

Compre aqui.

Publicidade

"A vida não é útil" (2020).

Reprodução/Amazon

Este livro reúne cinco textos adaptados de palestras, entrevistas e lives realizadas por Krenak entre novembro de 2017 e junho de 2020.

Compre aqui.

"O amanhã não está à venda" (2020).

Reprodução/Amazon

Este livro traz as reflexões de Krenak sobre a pandemia que parou o mundo.

Disponível gratuitamente para Kindle.

Publicidade

Esperamos que você goste dos livros que recomendamos! O BuzzFeed pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. Os preços informados e a quantidade disponível condizem com os do momento da publicação deste post e podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Veja também