9 séries e filmes que foram inspirados em games

O filme de "Angry Birds" não foi delírio coletivo.

A série "Arcane" acaba de chegar na Netflix e de cara já bateu o recorde de "Round 6", entrando em alta em 37 países ao redor do mundo simultaneamente. Todo esse hype tem uma justificava: a produção é baseada no jogo "League of Legends", um dos maiores fenômenos da cultura pop dos últimos tempos. Pensando nisso, listamos aqui algumas séries e filmes que também tiveram suas origens no mundo dos games. Algumas boas, outras nem tanto...

1. Começando, é claro, por "Arcane":

Netflix

Com três episódios já disponíveis na Netflix, a série conta a história de duas irmãs que lutam em lados opostos na guerra entre as cidades de Piltover e Zaun. Assim como em "League of Legends", jogo em que a série se inspira, tecnologia e magia se misturam criando visuais incríveis.

Publicidade

2. "Resident Evil: No Escuro Absoluto"

Netflix

Os famosos jogos de zumbis já deram origem a uma sequência de filmes tanto em live action quanto em animação. "Resident Evil: No Escuro Absoluto", da Netflix, é a série animada mais recente inspirada no universo desses games e acompanha a saga de Cleo e Leon para descobrir quem está por trás do ataque viral que destruiu Raccoon City.

3. "Mortal Kombat"

HBO

O game de luta já deu origem a três filmes, e o mais recente deles, produzido pela HBO, estreou em 2021. Com bastante violência e efeitos especiais bem honestos, a trama acompanha Cole Young, que precisa reunir um exército de lutadores do Plano Terreno para combater as forças malignas da Exoterra.

Publicidade

4. "Street Fighter"

Reprodução

Este outro game de lutinha inspirou dois filmes live action: o primeiro, "Street Fighter", foi lançado em 1994 e conta com Jean-Claude Van Damme, Raul Julia e até Kylie Minogue no elenco! Já o segundo, "Street Fighter: A Lenda de Chun-Li" (2009), foca na história de uma das personagens mais icônicas do jogo. Ambos foram bastante criticados. rs

5. "Sonic: O Filme"

Paramount Pictures

Inspirado pelos games do icônico porco-espinho azul, o filme virou meme antes mesmo de estrear - tudo por conta da aparência meio estranha que Sonic ganhou na adaptação, mas que mais tarde foi consertada. Apesar disso, os comentários gerais sobre a produção foram relativamente positivos e garantiram uma sequência que deve estrear em abril de 2022.

Publicidade

6. "Lara Croft: Tomb Raider"

Paramount Pictures

Lançado em 2001, este foi o primeiro filme inspirado pelo game da icônica Lara Croft. A produção foi um sucesso de bilheteria e se tornou o longa baseado em um jogo mais lucrativo da história. Angelina Jolie interpreta a personagem principal tanto no primeiro filme quanto na sequência, lançada em 2003. Já em 2018 foi lançado "Tomb Raider: A Origem", estrelado por Alicia Vikander.

7. "Castlevania"

Netflix

A clássica saga de games também ganhou uma série animada produzida pela Netflix, e o sucesso dos jogos parece ter se repetido na TV: são quatro temporadas sangrentas (e elogiadas) que contam a história de um caçador de vampiros que precisa proteger uma cidade ameaçada por Drácula e suas criaturas.

Publicidade

8. "Terror em Silent Hill"

Reprodução

Lançado em 2006, o filme é tão assustador quanto o jogo que o inspirou. A história acompanha uma mãe desesperada para salvar sua filha que sofre de uma doença fatal. Na busca pela cura, elas acabam atravessando um portal que as leva para a tenebrosa cidade de Silent Hill, infestada por criaturas demoníacas. Em 2012 a trama ganhou uma sequência nos cinemas chamada "Silent Hill: Revelação".

9. "Angry Birds - O Filme"

Sony Pictures Brasil

Não, não foi uma alucinação coletiva! Em 2016 realmente lançaram um filme baseado no jogo dos passarinhos que ficam se explodindo. E tem mais: caso não se lembre, em 2019 a produção ainda ganhou uma sequência. Apesar de ter sido massacrado pela crítica, o primeiro filme arrecadou mais de 350 milhões de dólares com a história de um pássaro vermelho raivoso.

Publicidade

Veja também