7 clichês escolares mostrados em filmes e séries gringas que são bem diferentes da nossa realidade

Nunca tem bedel pra botar ordem no pedaço!

Você com certeza já deve ter visto um filme ou série que se passa em alguma escola dos Estados Unidos e notou que eles sempre trazem os mesmos clichês sobre a vida escolar dos alunos. Conversando com meus colegas de trabalho, começamos a pensar quais desses clichês não fazem muito sentido para a realidade brasileira, e aqui estão alguns deles.

Reprodução

1. Os famosos armários:

Reprodução

Algumas escolas brasileiras até oferecem armários para os alunos guardarem seus pertences, mas a verdade é que isso está longe da realidade da maioria. Por aqui, o mais comum é que os alunos fiquem andando pra lá e pra cá com um mochila super pesada e LOTADA de coisas. Nossa coluna que lute!

Publicidade

2. Raramente tem um bedel por perto:

Reprodução

Nas séries e filmes gringos a gente sempre vê cenas de brigas nos refeitórios ou do valentão batendo em algum aluno no meio do corredor. Uma coisa curiosa nisso tudo é que nunca tem um bedel (ou inspetor, ou monitor) para botar ordem no pedaço! O fuá todo acontece e os alunos saem andando tranquilamente para seguir suas vidas. Fosse por aqui, algum bedel com certeza levaria os envolvidos na confusão pra diretoria num piscar de olhos.

3. Valentões trancando alunos nos armários:

Reprodução

Talvez isso aconteça justamente por não ter um bedel de olho na galera, mas é bastante comum que os filmes e séries mostrem valentões trancando outros alunos nos armários - ou roubando seus lanches - como se fosse uma coisa muito normal. As famosas brigas nos refeitório também são bastante representadas, e raramente tem alguém perto para interferir. Cadê os adultos dessas escolas, gente? A diretoria não fica sabendo? Ou simplesmente finge que não vê? Temos muitas dúvidas.

Publicidade

4. Aulas de ciência em laboratórios:

Reprodução

Primeiro que aqui no nosso país já é um luxo estudar numa escola que tem laboratório e, mesmo nas que eles existem, raramente as aulas de ciências aconteciam lá dentro. Na minha escola, por exemplo, o laboratório parecia ter estacionado na década de 60 e os alunos não podiam tocar em NADA. Tudo muito diferente do que a gente vê nas produções gringas, onde os jovens têm aulas de ciências em laboratórios super legais, cheios de equipamentos e ainda fazem coisas tipo dissecar sapos e mexer com tubos de ensaio.

5. Bailes:

Reprodução

Não que esteja reclamando, mas única oportunidade de dançar coladinho com o crush num evento da escola era nas festas juninas. Fora isso, a gente tinha que esperar a formatura da oitava série pra viver esse momento. Porém, de acordo com as produções dos Estados Unidos, os bailes são algo muito comum na rotina dos estudantes. Tem baile de inverno, de verão, de Halloween, de boas-vindas e, claro, o famoso prom, que é tipo a festa de formatura deles.

Publicidade

6. Os anuários:

Reprodução

Não sei vocês, mas minha escola nunca tirou uma foto minha pra ficar eternizada ao lado de uma frase escolhida por mim e publicada em um livro chique de capa dura que eu vou mostrar pros meu netos daqui muito anos. Já nos filmes e séries da gringa, os anuários parecem tão importantes que inclusive viram o tema central de verdadeiros DRAMAS em algumas histórias.

7. Todo mundo vaza da sala assim que toca o sinal:

Reprodução

Nos filmes é sempre assim: quando o sinal toca, não importa se o professor ainda está falando ou concluindo a aula, os alunos simplesmente pegam suas coisas e vão embora sem nem olhar pra trás. Pelo menos pra mim, isso é bastante estranho e até desrespeitoso. Por aqui, mesmo com o toque do sinal, quem libera os alunos e diz se a aula acabou ou não são os professores. E tá certíssimo!

Publicidade

Veja também