6 letras da Britney que ganharam um novo sentido após o escândalo da tutela

"Preciso de espaço, de amor... Eu preciso de mim."

Nas últimas semanas, a luta judicial de Britney Spears para se livrar da tutela sob a qual foi colocada contra a sua vontade ganhou novos capítulos. Em um depoimento histórico concedido à justiça dos Estados Unidos, a cantora afirmou com todas as letras que o seu pai vem controlando todos os aspectos da sua vida financeira e pessoal há mais de dez anos.

Reprodução

O caso, que já era amplamente discutido entre os fãs da cantora, finalmente explodiu após o lançamento do documentário "Framing Britney" no início deste ano e impulsionou ainda mais o movimento #FreeBritney. A gente contou tudo sobre ele neste post.

Sabendo de toda essa triste história, fica difícil não dar uma nova interpretação para alguns hits da Princesinha do Pop. É claro que podem ser apenas coincidências, já que a Britney não assina as composições e muitas delas nem falam diretamente sobre sua vida pessoal. Mesmo assim, após o escândalo ter vindo à tona, algumas músicas antigas da cantora parecem ter "previsto" a situação em que ela se encontra hoje.

Reprodução

Publicidade

1. Começando por "Overprotected", que fala abertamente sobre liberdade:

Sempre foi claro que "Overprotected" é um hino sobre liberdade, mas seu significado se intensificou após os episódios do escândalo da conservadoria. O título da música se traduz literalmente para "superprotegida" e, em uma entrevista, a cantora afirmou que se relaciona pessoalmente com essa letra. "Eu me sinto superprotegida. Toda vez que eu saio, tudo precisa ser organizado previamente", disse.

"Overprotected" começa com Britney dizendo: "preciso de tempo, amor e alegria. Preciso de espaço, de amor... Eu preciso de mim".

Já no refrão explosivo, Britney repete: "O que eu devo fazer com a minha vida? Como eu posso saber o que é certo? Eu não queria me sentir assim, mas a minha vida toda tem sido superprotegida".

Outro ponto que chama a atenção por coincidir com o que Britney está vivendo hoje aparece logo depois do refrão, quando ela canta: "eu digo para eles o que eu gosto, o que eu quero e o que não quero. Mas sempre que faço isso, eles me corrigem".

2. Depois, uma frase icônica presente em "...Baby One More Time":

Sim, essa música fala sobre uma paixão ardente e não correspondida, e é nela que escutamos um dos versos mais icônicos da discografia de Britney: "my loneliness is killing me", ou "minha solidão está me matando".

Apesar de estar presente na canção em outro contexto, esta frase causa um impacto diferente quando a ouvimos depois de tomar conhecimento sobre a situação atual da cantora. Em um dos momentos mais tristes do seu depoimento à justiça, Britney fez um desabafo e disse que está cansada de se sentir sozinha.

Publicidade

3. Em "Lucky", Britney adota um pseudônimo para cantar sobre a sua própria vida:

Esta música também não foi composta pela Britney, mas basta dar uma olhada rápida na letra para entender que tudo ali é sobre ela. Lançada em 2001, anos antes dos escândalos virem à tona, a canção começa com Britney dizendo que vai contar a história de uma menina chamada Lucky (em português, "lucky" pode significar "sortuda"). Esta garota é uma estrela, é muito amada pelo público e tem tudo o que uma pessoa pode desejar. Mesmo assim, ela não se sente feliz.

Em um trecho, Britney canta: "se não tem nada faltando na minha vida, por que as lágrimas continuam caindo à noite?". Logo depois, a letra fala sobre como as pessoas romantizam a vida de uma pessoa famosa: "eles dizem 'olha como ela é sortuda, ela é uma estrela!'".

Neste outro momento, a letra questiona: "o mundo continua girando e ela continua vencendo, mas o que acontece quando isso acabar?".

Como dissemos, pode ser apenas coincidência, mas vale lembrar que em seu depoimento à justiça Britney disse que teve medo de expor a situação que está vivendo porque achava que as pessoas iam rir e dizer "ela está mentindo, ela tem tudo, ela é a Britney Spears!".

4. Já a letra de "Piece of Me" é claramente direcionada à mídia:

Este hit está no álbum "Blackout", lançado em 2007, que talvez tenha sido o ano em que Britney mais sofreu com o assédio da mídia e dos paparazzi. Aqui, ela não adota nenhum pseudônimo e nem manda indiretas. A canção é claramente uma crítica a todas as pessoas que invadem sua privacidade e que tentam controlar a sua vida.

"Eu sou a Miss Sonho Americano desde os 17 anos", Britney diz logo no começo da música. "Não importa se eu tentar aparecer ou se eu fugir pras Filipinas, eles ainda vão colocar uma foto da minha bunda nas revistas", ela continua.

Ao longo de toda a música, Britney repete "você quer uma pedaço de mim?" infinitas vezes. Em uma entrevista onde comenta a letra da canção, a cantora disse: "onde quer que eu vá as pessoas ficam me fazendo um monte de perguntas, e eu nem sempre sei quais são as intenções por trás delas. Então, é um modo educado de mandar a real, tipo, "vocês querem um pedaço de mim?".

Em outro momento, a cantora fala até sobre a pressão estética que sempre sofreu: "eu sou a senhora 'Ela Está Muito Gorda, Agora Ela Está Muito Magra'".

Publicidade

5. Em "I'm Not a Girl, Not Yet a Woman", Britney pede espaço:

"Eu achava que tinha as respostas para tudo, mas agora eu sei que a vida nem sempre acontece do meu jeito". É assim que Britney começa esta música lançada em 2001, e que também se relaciona muito com o que ela vive hoje.

No refrão, ela diz: "tudo o que eu preciso é de tempo, de um momento só pra mim". Logo depois, Britney canta: "não precisa ficar me protegendo, é hora de eu encarar as coisas sozinha. Eu já vi muito mais do que você imagina, então não me diga para eu fechar os meus olhos".

Mais uma vez, antes de tudo vir à tona, Britney já estava falando sobre ser superprotegida constantemente e sobre não ter liberdade de fazer as próprias escolhas.

6. E até em "Slave 4 U" dá pra encontrar versos que se relacionam com a sua conservadoria:

Este hino atemporal é lido de muitas formas: algumas pessoas acham que é simplesmente sobre sexo, outras acham que é sobre o poder que a música exerce sobre a Britney. Independente da interpretação, alguns versos desta música se relacionam com a situação atual da nossa Princesinha e também falam muito sobre ela querer assumir o controle.

Logo no início, Britney diz: "eu sei que sou jovem, mas também tenho sentimentos. Eu preciso fazer o que tenho vontade de fazer, então me deixem e apenas escutem."

Em seguida, ela canta: "vocês olham pra mim como se eu fosse uma garotinha. Bem, vocês acharam que seria ok eu entrar nesse mundo? Sempre dizem 'garotinha, não vá pra balada', e eu fico tentando entender, porque dançar é o que eu amo."

Publicidade

Veja também