Leslie Cheung e o brilho no arco-íris asiático

No Mês do Orgulho LGBTQIA+ não faltam motivos para celebrar este artista.

No mês da visibilidade LGBTQIA+, nada mais justo do que celebrar um símbolo bissexual que fez história no cinema e na música. Leslie Cheung foi uma das primeiras celebridades a se assumir abertamente bissexual na Ásia dos anos 90. Na época, em uma entrevista, Cheung afirmou: "Minha mente é bissexual. Para mim é fácil amar uma mulher. Também é fácil, para mim, amar um homem". Esta fala fez com que sua impecável carreira fosse boicotada.

Reprodução

Mais tarde, em 1997, Leslie anunciou em um show que estava em um relacionamento com seu amigo de infância Daffy Tong. Ele ganhou prestígio nas comunidades LGBTQIA+ da China, Japão, Taiwan e Hong Kong. O casal se manteve junto por quase 20 anos, até a morte de Leslie em 2003. Antes disso ele namorou nomes como Teresa Mo e Ngai Sze-pui.


Reprodução

O nome artístico Leslie foi uma escolha baseada em sua orientação sexual por "poder ser tanto feminino como masculino".

Publicidade

Nascido em Hong Kong, leslie foi um dos fundadores do cantopop. Sua estreia na música rolou em 1977, mas ele só alcançou o ápice do sucesso anos depois com o álbum "The Wind Blows On". A canção "Monica", presente no disco, foi eleita a música do século em Hong Kong no ano de 1984 e vendeu mais de 200.000 cópias.

Reprodução

Leslie também foi um dos primeiros ídolos de Hong Kong a estrelar vários comerciais de TV, se tornando referência de beleza masculina asiática até os dias atuais. Ele chegou a ser citado em várias séries, como em "Reply", de 1994.

Ao longo de uma carreira de 26 anos no cinema, Leslie gerou curiosidade, reprovação e também muita admiração de uma indústria até então conservadora. Sua atuação impecável em "Adeus, minha concubina", onde ele interpreta um ator de ópera de Pequim apaixonado pelo amigo de infância, rendeu ao filme a Palma de Ouro do Festival de Cannes e duas indicações ao Oscar. Apesar do sucesso, o filme foi banido da China por abordar a homossexualidade (tema que até os dias de hoje é alvo de censura no país).

Reprodução

Outra grande atuação de Leslie foi no papel de Ho Po-Wing em "Felizes Juntos", de 1997. Novamente interpretando um personagem que vive um romance homoafetivo (com doses de drama e tango), o filme foi indicado a vários prêmios e Leslie recebeu uma indicação de melhor ator no Golden Horse Film Festival e no Hong Kong Film Awards.


Publicidade

Ao longo de sua carreira, Leslie atuou em 62 filmes e recebeu indicações como melhor ator por diversos trabalhos. A primeira foi por sua atuação em "Nomad" (1983), seu primeiro filme fora do circuito softporn. Depois, vieram "Alvo Duplo 2" (1988), "Rouge" (1989), "Dias Selvagens" (1991), "He's a Woman, She's a Man" (1995), "Viva Erótica" (1997), "Happy Together"(1998) e "Inner Senses" (2003).

Reprodução

Em seu trabalho no filme "Cinzas do Passado Redux", um wuxia (gênero que aborda artes marciais), Leslie interpreta o espadachim Ouyang Feng. A obra caiu nas graças do público estrangeiro em 2003, mesmo ano em que o ator tirou a própria vida em um hotel de Hong Kong aos 46 anos de idade. Seu último trabalho foi justamente no filme "Inner Sense", thriller que aborda temas como depressão e psicose.

Leslie Cheung enfrentou uma cultura conservadora, homofóbica e cruel. Sofreu perseguição da mídia e da própria indústria com a qual contribuiu imensamente. Muitos se preocuparam em falar apenas sobre sua sexualidade, e não sobre as suas realizações artísticas no cinema e na música. Sua história e seu trabalho não podem ser esquecidos.

Reprodução

Em abril de 2021, completamos 18 anos sem Leslie Cheung. Meu desejo é que a comunidade LGBTQIA+ do mundo todo se lembre dos que vieram antes.

Publicidade

Veja também