L'Oréal dispensa sua primeira modelo trans após polêmica com post no Facebook sobre o privilégio branco
"Grandes marcas estão dispostas a lucrar com mulheres negras sem lutar por elas", disse Munroe Bergdorf ao BuzzFeed News.
No início da semana, a modelo Munroe Bergdorf fez história quando foi anunciada como a primeira mulher abertamente transgênera a liderar uma campanha da L'Oréal no Reino Unido.
Hannah Young / Hannah Young/REX/Shutterstock
O anúncio recebeu boa cobertura da imprensa, e a L'Oréal foi elogiada por sua nova campanha focada na diversidade.
"Munroe Bergdorf faz história como a primeira mulher abertamente trans a ter uma campanha própria na L’Oréal britânica"
A postagem foi deletada, mas o Daily Mail disse ter o texto dela:
"Porque a maioria de vocês nem mesmo percebe ou se recusa a saber que sua existência, seu privilégio e seu sucesso como raça são construídos nas costas, no sangue e na morte de pessoas não brancas. Sua existência inteira é saturada de racismo. De microagressões a terrorismo, vocês criaram o esquema para essa m****.
"Venham me ver quando perceberem que o racismo não é aprendido, mas sim herdado e consciente ou inconscientemente transmitido por meio do privilégio.
"Quando as pessoas brancas começarem a admitir que sua raça é a força mais violenta e opressiva da natureza na Terra... então poderemos conversar.
"Até lá, continuem a se fingir de chocados sobre como o mundo continua a se f**** nas mãos dos seus ancestrais e com suas cabeças enterradas na areia com as mãos nos ouvidos.
A L'Oréal também deletou o vídeo promocional da campanha de Bergdorf da sua página oficial no Youtube.
YouTube
Em entrevista ao BuzzFeed News, Bergdorf disse que, se a L'Oréal realmente ligasse para a diversidade, a marca a teria apoiado.
"Grandes marcas estão dispostas a lucrar com mulheres negras sem lutar por elas", disse ela. "Não estou dizendo que todas as pessoas brancas são racistas. O que estou dizendo é um fato social. Pessoas brancas são socialmente condicionadas a serem racistas da mesma forma que homens são condicionados a serem misóginos. Isso é a sociedade – o que o Daily Mail fez não foi apenas me fazer parecer uma pregadora do ódio, como também direcionou ódio contra mim. Eu esperava mais da L'Oréal. Mas eles parecem ligar apenas para a marca. Isso explica muito sobre a legitimidade da campanha."
Bergdorf disse que, ainda que tenha recebido apoio on-line, nenhuma das outras modelos envolvidas na campanha entrou em contato com ela.
A L'Oréal fez a seguinte declaração ao BuzzFeed News quando contactada sobre a decisão de cortar relações com Bergdorf:
"A L'Oréal apoia a diversidade e a tolerância para com todas as pessoas, independente de raça, histórico, gênero e religião. A campanha L'Oréal Paris True Match é uma representação desses valores e temos orgulho da diversidade das nossas Embaixadoras que representam essa campanha.
Acreditamos que os comentários recentes de Munroe Bergdorf estejam em conflito com esses valores e, como tal, tomamos a decisão de cortar as relações com ela. A L'Oréal continua comprometida a celebrar a diversidade e a derrubar as barreiras da beleza."
Este post foi traduzido do inglês.