Kate Winslet diz que imprensa e fãs foram abusivos ao relacionar seu peso com o final trágico de "Titanic"

"Sou uma jovem mulher, meu corpo está mudando, estou me descobrindo, me sinto profundamente insegura e apavorada, não deixe as coisas mais difíceis do que já são."

"Titanic" está completando 25 anos desde sua estreia nos cinemas. Dirigido por James Cameron e estrelado por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio, o filme é um clássico.

20th Century Fox / Everett Collection

Incluindo os vários relançamentos nos cinemas ao longo dos anos, Titanic já arrecadou mais de US$2,2 bilhões ao redor do mundo, tornando-se um dos maiores filmes de todos os tempos.

20th Century Fox / Everett Collection

Além disso, na 70º premiação do Oscar em 1998, o filme consolidou seu legado ao ser vencedor em várias categorias, entre elas Melhor Filme e Melhor Diretor. Naquele ano, Kate Winslet também recebeu sua primeira indicação de Melhor Atriz por sua atuação como Rose.

Publicidade

25 anos se passaram e "Titanic" ainda é um dos filmes mais comentados entre as pessoas. Seja sobre a química icônica entre Leo e Kate, a história no geral, a cena épica do naufrágio ou o famoso debate da porta no final.

20th Century Fox / Everett Collection

O debate da porta se refere ao momento no final do filme, quando Rose (Winslet) e Jack (DiCaprio) chegam na água gelada do oceano depois de o navio afundar. Com Rose deitada em uma porta de madeira, Jack acaba morrendo de hipotermia na água.

Paramount Pictures

"Escuta, Rose. Você vai sair daqui. Você vai seguir em frente."

Publicidade

O grande debate entre os fãs é se Jack caberia ou não na porta ao lado de Rose. Na verdade, é uma conversa tão proeminente que James Cameron acaba de revelar que encomendou um estudo científico para esclarecer a dúvida de longa data.

20th Century Fox / Everett Collection

"Nós pegamos dois dublês que tinham a mesma massa corporal de Kate e Leo, com sensores fora e dentro deles, colocamos os dois na água gelada e testamos para ver se eles poderiam ter sobrevivido através de uma variedade de métodos. A conclusão é que não tinha como os dois terem sobrevivido", disse James. "Apenas um deles sobreviveria."

CBS / Getty Images

Publicidade

Por mais que a discussão sobre a porta tenha sido um tópico divertido para os fãs de cinema ao longo dos anos, Kate revelou que as pessoas foram extremamente maldosas com ela após o lançamento do filme, em 1997.

20th Century Fox / Everett Collection

Em entrevista para o podcast Happy Sad Confused podcast, Kate discutiu a famosa cena da porta, os meses após o lançamento de "Titanic" e como ela rapidamente se tornou uma das atrizes mais reconhecidas do mundo.

Mike Marsland / WireImage / Getty Images

Publicidade

"Na verdade, não acho que nós dois teríamos sobrevivido se tivéssemos ficado na porta", disse Kate. "Acho que ele poderia caber, mas teria afundado um pouco. Não teria sido uma ideia sustentável."

Paramount Pictures

"Você ficará bem."

Kate explicou que, na época, havia vários fãs tóxicos e até mesmo jornalistas que comentaram sobre o peso dela ser o motivo de Jack acabar morrendo e não caber na porta.

Paramount Pictures

Publicidade

"Aparentemente, eu era muito gorda", ela disse. "Por que eles foram tão maldoso? Eles foram muito maldosos. Eu nem era gorda. Se eu pudesse voltar no tempo, teria usado minha voz de uma maneira completamente diferente."

Paramount Pictures

Ela continuou, dizendo: "Eu absolutamente teria dito aos jornalistas, teria respondido, teria dito 'não se atreva a me tratar assim. Sou uma jovem, meu corpo está mudando, estou me descobrindo, sou profundamente insegura e apavorada, não deixe as coisas mais difíceis do que já são.' Isso é bullying, e beira ao abuso, eu diria."

Steve Granitz / WireImage / Getty Images

Publicidade

Kate contou ao Sunday Times que disseram para ela se contentar com papéis de "garota gorda" quando estava na escola de teatro, e que seu agente chegou a perguntar como estava seu peso.

20th Century Fox / Everett Collection

Na época da estreia de "Titanic", Kate foi intensamente analisada e julgada ao se tornar uma das maiores atrizes do mundo praticamente da noite para o dia.

Hal Garb / AFP / Getty Images

O que piorou ainda mais as críticas é que Leo não foi submetido ao mesmo tratamento horrível, evidenciando a pressão que a imprensa coloca nas mulheres.

Publicidade

"Foi muito assustador ficar tão famosa, tão rápido, do nada", Kate relembrou no podcast. Ela tinha 22 anos quando "Titanic" estreou.

Jim Smeal / Ron Galella Collection / Getty Images

"Na verdade, minha vida mudou e eu não podia mais andar por aí, sem maquiagem, ir comprar leite, jornal e um pedaço de pão do outro lado da rua. De repente, isso virou uma coisa anormal porque eu ficava literalmente cercada por fotógrafos enquanto atravessa a rua. E eu era tão jovem."

Pensando sobre o que significa ser um jovem ator nos dias de hoje, Kate disse que "absolutamente não consegue imaginar" por conta das redes sociais, que tornam as críticas das pessoas ainda mais diretas.

20th Century Fox / Everett Collection

Publicidade

Desde a tempestade da imprensa em torno de "Titanic", Kate tomou a frente na discussão sobre corpos das mulheres e tem rebatido os comentários sobre seu próprio corpo ao longo de sua carreira.

CBS / Getty Images

No podcast, Kate também reservou um tempo para expressar sua frustração com a forma que os corpos das mulheres ainda são criticados. Notavelmente, ela fez questão que seu corpo não fosse retocado ou editado de forma alguma em "Mare of Easttown", e não usou maquiagem para a maioria das cenas.

"Essa bobagem de comentar sobre o corpo e a aparência das mulheres está melhorando, mas ainda temos um longo caminho a percorrer", ela disse.

Vera Anderson / WireImage / Getty Images

Publicidade

Ela também mencionou que odeia quando as fotos de mulheres no tapete vermelho são descritas usando termos como "uma bela figura" ou "esbelta". Kate continuou, dizendo: "Nem diga isso. Não falamos isso dos homens."

Jason Merritt / Getty Images

"É uma coisa tão irresponsável a se fazer e isso fala diretamente com as jovens que idealizam uma perfeição que não existe. Querer ter o corpo que a imprensa diz que temos. É por apenas uma noite que nós usamos aquele maldito vestido."

Jason Merritt / Getty Images

Publicidade

Kate encerrou a conversa dizendo: "Corpos são corpos. Todo mundo é lindo. Seja como for e com o que quer que seja." ❤️

Você pode conferir a entrevista completa de Kate no Happy Sad Confused aqui.

Publicidade

Veja também