Kate Bush voltou às paradas graças a "Stranger Things" e você precisa muito conhecer este ícone

Lenda do pop, ela é referência para muita gente até hoje.

Para quem está acompanhando a quarta temporada de "Stranger Things", exatamente nesta cena tocou uma música incrível.

"Running Up That Hill" é a música que embala a cena. Cantada, escrita e produzida pela inglesa Kate Bush, foi lançada em agosto de 1985 e é um dos grandes hits dos anos 80.

Publicidade

Sua carreira atravessa cinco décadas, com hits em quase todas. Mas com "Wuthering Heights" que sua fama foi alçada, chegou ao topo das paradas pela primeira vez e é até hoje seu maior hit.

Publicidade

Aliás, foi com "Wuthering Heights" que pela primeira vez uma mulher alcançou o primeiro lugar no Reino Unido com uma música escrita por ela mesma.

Seu jeito único, com um estilo musical bastante eclético e, principalmente, experimental, junto com letras não convencionais e temas literários, influenciaram muitos artistas ao longo dos anos.

Getty Images

Publicidade

Sua sonoridade, expressão artísticas e movimentos serviram de referência para nomes de peso como Tori Amos, Björk, Joanna Newsom, St. Vincent, Perfume Genius e Mitski.

Getty Images

Kate usou instrumentos bastante exóticos durante a gravação de seus álbuns: lirone, tupan, boobams, kabosy, tigelas de canto, strumento de porco (uma variedade do saltério, um instrumento de cordas da família das cítaras).

Getty Images

Publicidade

Bush era uma compositora prodígio na adolescência: entre 1973 (aos 15 anos) e o lançamento de seu álbum de estreia em 1978 (anos 20 anos), ela escreveu 120 músicas, a maioria nunca lançada oficialmente.

Getty Images

Outro fato interessante sobre "Running Up That Hill" é que existem pelo menos 24 versões, uma delas feita pela banda Placebo.

Publicidade

Seu último álbum de inéditas foi "50 Words for Snow", lançado em 2011. Em 2014, ela fez uma série de 20 shows em Londres, que tiveram os ingressos esgotados em apenas 15 minutos. Desde então ela se mantém muito discreta em eventos, aparições e bem longe das redes sociais.

Divulgação

Veja também