O que pode ter levado Bolsonaro a uma obstrução intestinal

Os médicos irão avaliar se uma nova cirurgia será necessária.

Com dores abdominais, Jair Bolsonaro (sem partido) deu entrada no hospital na madrugada desta quarta (14) em Brasília. De acordo com o médico Antonio Macedo, que cuida de Bolsonaro desde o episódio da facada em 2018, trata-se de uma obstrução intestinal e uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Wagner Meier/Getty Images

A nota oficial divulgada pelo governo informa: "Após exames realizados no HFA, em Brasília, o Dr. Macedo, médico responsável pelas cirurgias no abdômen do Presidente da República, decorrentes do atentado a faca ocorrido em 2018, constatou uma obstrução intestinal e resolveu levá-lo para São Paulo onde fará exames complementares para definição da necessidade, ou não, de uma cirurgia de emergência".

Bolsonaro, que tem sofrido com crises de soluço, afirmou recentemente que precisaria passar por uma nova cirurgia para correção de uma hérnia. Ele e dr. Macedo estão a caminho de São Paulo, onde será feito um check-up.

Publicidade

Mas o que é a obstrução intestinal?

Hiroshi Watanabe/Getty Images

A obstrução intestinal acontece quando as fezes não conseguem passar pelo intestino devido à uma interferência em seu trajeto, como a presença de bridas intestinais, tumores ou uma inflamação, informou a médica Clarisse Bezerra em artigo publicado. "Uma vez que a obstrução impede a passagem dos alimentos digeridos pelo intestino, as fezes, os gases intestinais e as secreções digestivas acabam se acumulando."

Parar de evacuar ou eliminar gases são alguns dos sintomas da obstrução intestinal. Assim como dor, distensão abdominal, náuseas e vômitos.

Publicidade

Essa obstrução pode ser resultado de alguma cirurgia anterior a qual Bolsonaro foi submetido. "Em adultos, as causas mais comuns, no geral, são faixas de tecido cicatricial internas resultantes de cirurgia abdominal prévia (aderências), partes do intestino se projetando por uma abertura anormal (hérnias) e tumores", atestou o cirurgião Parswa Ansari em artigo publicado.

"Quem já operou a região pode sofrer aderências, criando ângulos no intestino, e isso pode levar a um quadro de obstrução", explicou o proctologista Marcelo Werneck em vídeo publicado em seu canal do YouTube. "Outra causa comum são os cânceres de intestino."

NurPhoto/Getty Images

Publicidade

Desde a facada, em 2018, Bolsonaro já realizou quatro cirurgias, todas conduzidas pela equipe de Macedo no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Veja também