Ivermectina é para gado, não para tratar Covid, diz agência de saúde dos EUA

"Você não é cavalo, nem vaca. Deixe de tomar ivermectina", informou a FDA.

A coisa também não está fácil na parte superior do continente americano. A FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, perdeu a paciência com pessoas que continuam tomando a ivermectina, medicamento antiparasita, para tratar precocemente a Covid-19.

Lucas Ninno/Getty Images

Publicidade

Infelizmente, a desinformação segue em muitas partes do mundo. No Brasil, ainda temos políticos defendendo a ideia absurda do tratamento precoce, amplamente divulgada por Jair Bolsonaro (sem partido).

SOPA Images/Getty Images

O tuíte feito pela FDA não foi sem motivo: um dia antes, o Departamento de Saúde do Estado do Mississipi soltou um alerta sobre o uso do remédio depois de o Centro de Controle de Envenenamento ter recebido diversas ligações de pessoas que tomaram ivermectina.

E pior: pelo menos 70% delas disseram ter tomado ivermectina para uso veterinário – imprópria para seres humanos.

Publicidade

Na versão em português do site da FDA, a agência explica um pouco mais sobre o uso do medicamento para humanos e para gado.

Edward Olive/EyeEm/Getty Images

"Os comprimidos de Ivermectina são aprovados pela FDA para tratar pessoas com estrongliodiase intestinal ou oncocercose, duas condições causadas por vermes parasitas. Além disso, algumas formas tópicas (na pele) de Ivermectina são aprovadas para tratar parasitas externos como piolho e para doenças de pele como rosácea.

Algumas formas de Ivermectina são usadas em animais para prevenir dirofilariose e certos parasitas internos e externos. É importante notar que estes produtos são diferentes dos usados por pessoas, e seguros quando usados como prescritos para animais, somente", informa o site da agência.

Será que agora ficou claro pra essa galera insistente?

Reprodução/Tenor

Publicidade

Veja também