Isso é o que pode acontecer se você não limpar o rímel dos olhos antes de dormir

O caso desta mulher é um exemplo de por que não devemos dormir de maquiagem.

Uma australiana de 50 anos de idade desenvolveu um sério problema ocular após usar rímel por 25 anos sem removê-lo adequadamente antes de ir dormir.

Safia Fatimi / Getty Images / Via gettyimages.com

A maioria de nós sabe que devemos tirar a maquiagem antes de ir para cama, e o caso desta mulher mostra quais são as consequências se não fizermos isso.

A mulher, que vive na Austrália, procurou atendimento médico porque tinha a sensação crônica de estar com "ciscos" em ambos os olhos. Quando os médicos a examinaram, encontraram crostas de rímel acumuladas em suas pálpebras. Foi quando ela relatou como usava rímel há 25 anos, sem nunca tê-lo removido adequadamente antes de ir dormir.

A médica Dana Robel, de New South Wales, Austrália, cuidou da paciente e escreveu sobre o caso na edição de maio da "Ophthalmology", a revista da Academia Americana de Oftalmologia (AAO). Embora essa situação extrema seja rara, é um lembrete de por que é importante cuidar dos olhos e não se descuidar na hora de limpar a maquiagem do rosto.

O rímel havia formado minúsculos depósitos que ficaram encrustados na pele sob as pálpebras da paciente. O incômodo relatado era porque alguns estavam saindo e arranhando seus olhos.

American Academy of Ophthalmology / Via aaojournal.org

Publicidade

"Ela basicamente tinha essas coisas duras presas na parte interna da pálpebra superior, então toda vez que ela fechava os olhos, seu globo ocular, particularmente a córnea, era arranhado", disse Rebecca Taylor, porta-voz clínica da AAO e oftalmologista em Nashville (EUA). A córnea é a camada fina e transparente de tecido na superfície do olho que pode causar muita dor e desconforto se for arranhada.

A mulher também tinha conjuntivite folicular, disse Taylor. Sem tratamento, as abrasões e infecções da córnea poderiam também ter levado a sérios problemas de visão.

Não remover a maquiagem corretamente pode causar vários problemas de saúde ao redor dos olhos.

Lana Koster / Getty Images / Via gettyimages.com

Publicidade

Felizmente, este caso foi raro. Mas há uma série de erros comuns que podem causar espinhas ou erupções cutâneas ao redor do olho, infecções virais e terçol — que são pequenas protuberâncias causadas por folículos ou glândulas infectadas nas pálpebras.

Toda sua maquiagem deve ser retirada antes de ir dormir, especialmente qualquer coisa grudada nos cílios. "Seus cílios precisam estar limpos porque estão protegendo os olhos... eles são nutridos por glândulas sebáceas e, se essas glândulas ou os folículos estiverem entupidos, isso pode ser um problema", disse Taylor.

Ao aplicar maquiagem nos olhos, sempre use pincéis limpos, para evitar a entrada de germes em seus olhos. Além disso, tente evitar sobrecarregar seus cílios com rímel ou acumular corretivo e blush em seus dutos lacrimais, o que pode causar irritação ou secura, disse Taylor. Em geral, você não deve usar nenhuma maquiagem nos olhos, especialmente se usar lentes de contato.

Outro grande erro é compartilhar maquiagem com amigas ou usar amostras nos balcões das lojas de cosméticos. Essa é uma maneira fácil de transmitir conjuntivite e outras infecções bacterianas e virais, disse Taylor. Você também deve jogar fora seu rímel depois de três meses aberto, pois as bactérias causadoras de infecções podem contaminar esse produto ao longo do tempo.

Confie em nós — já fizemos um teste para ver a quantidade de germes em produtos de beleza, e o resultado foi horripilante.

Publicidade

É importante remover toda a maquiagem dos olhos antes de ir dormir usando um método de limpeza adequado.

Fascinadora / Getty Images / Via gettyimages.com

Não há nenhum removedor de maquiagem para olhos aprovado pela AAO, mas Taylor recomenda qualquer coisa que seja hidratante, hipoalergênica e sem fragrâncias e corantes. Tente evitar qualquer coisa que contenha álcool, pois ele pode ressecar os olhos.

Você pode comprar removedores de maquiagem para olhos ou lenços, mas também há soluções simples e baratas. Taylor sugere usar uma bola de algodão com um produto à base de petróleo ou óleo (vaselina ou óleo de coco) para remover a maior parte da maquiagem. Em seguida, lave a maquiagem restante e o óleo com sabonete de bebê ou um limpador suave.

É importante ser delicada ao remover a maquiagem e evitar esfregar as pálpebras ou a pele ao redor dos olhos, que é muito delicada. "Os olhos são órgão delicados, então você tem que usar um toque muito leve", disse Taylor.

Publicidade

Dormir de rímel uma ou duas vezes provavelmente não vai prejudicá-la, mas não faça disso um hábito.

Não deixe isso acontecer regularmente, especialmente se você usa muito rímel e delineador. Se você se esquece de remover a maquiagem com frequência, mantenha lenços de limpeza facial ao lado da cama.

Ao contrário do resto do seu rosto, os olhos são particularmente vulneráveis — e os riscos são maiores. Lesões e infecções nos olhos podem resultar em problemas de visão ou, em casos raros, a perda dela.

"Melhor prevenir do que remediar", disse Taylor.

Veja também:

Será que você sabe o prazo de validade destes 12 produtos de beleza?

12 mitos sobre maquiagem que todo mundo deveria parar de acreditar AGORA

Só uma expert em maquiagem conseguirá responder a estas perguntas

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

A tradução deste post (original em inglês) foi editada por Luísa Pessoa.

Veja também