Irã e Estados Unidos, rivais geopolíticos, entram em campo na Copa do Mundo do Catar para jogo histórico

Disputa desta terça-feira (29) vai muito além do futebol!

As seleções de Irã e Estados Unidos se enfrentam nesta terça-feira (29) na Copa do Mundo do Catar, em um dos jogos mais aguardados do mundial.

O motivo de tanta expectativa se dá pela rivalidade que existe entre os dois países fora de campo: eles são inimigos políticos desde 1979.

Publicidade

Essa será a segunda vez que os dois times se encontram numa Copa do Mundo. A primeira ocorreu em 1998, no mundial da França. Na ocasião, os iranianos venceram os norte-americanos por 2x1.

Jerome Prevost/TempSport/Corbis/VCG via Getty Images

Mesmo antes dos times entrarem em campo, a partida ficou conhecida como "Jogo da Paz".

"Fizemos mais em 90 minutos do que os políticos em 20 anos", disse, na época, o zagueiro americano Jeff Agoos.

Apesar de os países não terem relações há 43 anos, Irã e Estados Unidos já foram aliados. Abaixo, veja a origem do conflito entre os dois:

1953: Os serviços secretos dos Estados Unidos e do Reino Unido colaboram com a derrubada do chefe de governo do Irã, Mohammed Mossadegh. O objetivo dos dois países do Ocidente era evitar a estatização das jazidas de petróleo do país. Quem assume o governo do Irã é o xá Reza Pahlevi, que governa de forma absoluta, com o apoio dos EUA.

1979: A Revolução Islâmica força o xá a deixar o Irã. Sob comando do líder xiita aiatolá Khomeini, é fundada a República Islâmica. Em novembro, estudantes iranianos invadem a embaixada americana em Teerã, tomando como reféns dezenas de funcionários e diplomatas.  O cerco à embaixada durou mais de um ano e só foi encerrado em janeiro de 1981.

1980: Os EUA suspendem as relações diplomáticas com o Irã, que permanecem rompidas até os dias atuais.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Veja também