Intercept Brasil vende direitos autorais de imagens da Vaza Jato para José Padilha

Sim, o mesmo diretor de "O Mecanismo".

Em 2019, o Intercept Brasil publicou a Vaza Jato, série de reportagens com conversas vazadas entre o juiz Sergio Moro e o promotor Deltan Dallagnol, peças-chave na prisão do ex-presidente Lula.

Reprodução/The Intercept Brasil

A repercussão foi mundial, fazendo com que a autenticidade da força-tarefa da Lava-Jato fosse questionada.

Reprodução/The Intercept Brasil

Publicidade

Agora, a história vai virar filme. O Intercept Brasil vendeu os direitos autorais das imagens que gravou no início da investigação para o cineasta José Padilha, diretor do filme 'Tropa de Elite' e das séries 'Narcos' e 'O Mecanismo', esta última inspirada na Lava-Jato.

picture alliance/Getty Images

De acordo com o livro 'Vaza Jato', de 2020, escrito pela jornalista Letícia Duarte sobre a série de reportagens, o contrato está sob sigilo e o documentário de Padilha não tem prazo para ser concluído.

Publicidade

Quem não gostou da história foi o ator José de Abreu, apoiador ferrenho de Lula e do Partido dos Trabalhadores.

Publicidade

Quando a Vaza Jato foi publicada, Padilha chegou a dizer que fez um julgamento errado a respeito de Moro, a quem atribuiu ter cometido "um monte de erros". Mas sua opinião sobre Lula continuou a mesma.

"Considero o ex-presidente Lula um picareta. Qualquer pessoa razoável não consegue fingir que Lula é honesto", disse, à época, em uma entrevista publicada pela BBC.

Veja também