Instagram lança recurso em que fotos e vídeos somem como no Snapchat

Imagens postadas na plataforma também poderão ficar de fora do feed principal.

O feed do Instagram muitas vezes dá a impressão de ser como um museu, apresentando o melhor da produção de seus usuários.

Agora, a empresa está adicionando uma nova seção que mais parece uma mostra de galeria pop-up: ela é mais confusa, mais caótica e tem a característica do veja-agora-ou-nunca.

Batizada de “Stories”, a nova seção receberá fotos e vídeos que não ficarão no feed principal do Instagram e desaparecerão após 24 horas.

A empresa espera que o “Stories” incentive as pessoas a compartilharem mais fotos e vídeos, passando mais tempo no app e menos nos concorrentes, como o Snapchat.

Será uma grande mudança, provavelmente a atualização mais importante da plataforma desde que ela passou a aceitar vídeos.

Como o ‘Stories’ vai funcionar?

O ‘Stories’ ficará no topo do feed do Instagram. Ele consistirá numa série de círculos com avatares de pessoas e marcas que você segue.

Instagram

Publicidade

Ao clicar em um dos círculos, vídeos e imagens começarão a tocar, pulando de um a um automaticamente.

Se o usuário postar uma série de atualizações durante o dia, o seu “story” no Instagram irá apresentá-las na mesma ordem que foram enviadas. Ao terminar a “story” de uma pessoa, o aplicativo avança automaticamente para a próxima pessoa ou marca, e assim por diante.

Como o principal feed do Instagram ou o feed do Facebook, as “stories” serão classificadas por algoritmos. As atualizações das pessoas com quem você mais interage terão prioridade.

O Instagram diz que tentará apresentar as “Stories” mais relevantes para o usuário no momento do acesso. Uma vez que você começa a ver as “stories” listadas, poderá ver as atualizações postadas nas últimas 24 horas.

O novo recurso também permite que você saiba quem viu suas “stories” e impeça algumas pessoas de vê-las. Ele também permite que fotos e vídeos publicados no “Stories” depois sejam movidos para o seu feed principal.

A gravação de “Stories” também será diferente, utilizando a câmera do celular no modo fullscreen (em vez da tradicional janela quadrada do Instagram) e orientada para o formato retrato. Também existirão ferramentas para adicionar textos, desenhos e emojis às fotografias.

Publicidade

Para gravar um vídeo, basta pressionar um botão na parte inferior da tela. Assim que você fizer uma imagem ou um vídeo, em um clique poderá publicá-los como parte de uma “storie” –mas também poderá adicionar outros efeitos antes disso. A ferramenta de texto permitirá adicionar palavras ou emojis. Existem também ferramentas de desenho para pintar ou realçar as cores das fotos.

Em suma, a experiência do ‘Stories’ lembra muito a rapidez e a informalidade do Snapchat.

A história do “Histórias” do Snapchat

É difícil ver a nova ferramenta do Instagram como algo além de uma concorrência direta (ou uma simples imitação) das “Histórias” do Snapchat. O Instagram adicionou o mínimo para que o novo serviço possa se diferenciar do concorrente.

O Instagram diz que a inspiração para a nova ferramenta veio do que observou na própria plataforma, ou seja, que o novo recurso foi impulsionado pelo que as pessoas já estão fazendo no Instagram de outras maneiras --por exemplo, importando imagens com textos de outros aplicativos ou criando contas secundárias, os chamados "finstagrams", para post mais informais ou do dia-a-dia.

A empresa disse que percebeu que sua comunidade queria compartilhar mais, mas estava relutante em fazer isso no principal feed da plataforma.

Apesar disso, é difícil não ver a atualização como uma resposta do Instagram ao sucesso do Snapchat.

Kevin Weil, diretor de produtos do Instagram, disse que esse não é o caso. “Eu acho que o formato ‘stories’ terá ampla adoção. Da mesma forma que o Facebook foi o primeiro a ter um feed, e depois muitos outros aplicativos o seguiram. O Twitter também foi o primeiro a usar hashtags, e agora as hashtags estão por toda parte. Eu acho que as “stories” serão vistas da mesma maneira. É um novo formato, é um formato poderoso, é um formato que, acho, será adotado por todos."

Ainda assim, muita gente vai achar essa atualização um pouco...familiar, quando ela for lançada globalmente para iOS e Android nesta terça (2).

Veja também