15 influenciadores que falam sobre e vivem com HIV para você seguir

No ano em que o HIV virou tema da Parada LGBT, esta turma pode te ajudar a entender mais sobre o assunto.

O tema da Parada do Orgulho LGBTQIA+ deste ano é "HIV/Aids: Ame + Cuide + Viva +". E, para celebrar a discussão trazida pelo tema, vários influenciadores que vivem com HIV e falam sobre o assunto são uma ótima fonte de informação. Resolvemos te indicar alguns deles.

Daniel Fernandes

Dono do canal "Prosa Positiva", Daniel começou a abordar o tema em 2016 e tenta esclarecer todo tipo de dúvidas sobre tratamentos, saúde mental, relacionamentos e prevenção.

Publicidade

David Oliveira

David é o mais novo trabalhador do Centro de Referência da Diversidade de São Paulo e em suas redes sociais fala com constância sobre a importância do tratamento. David é influenciador de vida real, com direito a discursos e palestras no vão livre do MASP e em outros ambientes públicos. É entusiasta da conscientização e é, também, cristão. Aborda, portanto, a temática também por esse prisma.

Diego Krausz

Ator, editor, figurinista e artista multipotencial, Diego fala com constância sobre a importância de conversar sobre o HIV e reflete sobre os mais diversos temas, desde piadas de mau gosto sobre o assunto a filmes como "Abracadabra". O rapaz acaba de lançar a websérie "O Som das Décadas", em parceria com dois amigos, que aborda como é viver com HIV hoje em relação aos anos anteriores. E, sim, o look dessa foto é BAFÔNICO.

Publicidade

Drew Persi

Ator, diretor e youtuber, Drew é politicamente consciente e volta e meia produz vídeos com questionamentos para lá de pertinentes em suas redes. Em seu canal, aborda desde o momento em que recebeu o diagnóstico a até mesmo a relação do "BBB" com pessoas que vivem com HIV. Atualmente está na websérie "O Som das Décadas", que traça um panorama sobre os avanços desde o começo da epidemia, há 40 anos.

Gabriel Comicholi

Gabriel foi corajoso. Tão logo recebeu o diagnóstico positivo para o HIV, foi às redes sociais contar o que havia ocorrido. Desde então, o rapaz, que foi ao médico achando que tinha caxumba, tem falado sobre o assunto em suas redes sociais e em seu canal no YouTube, que conta mais de 40 mil seguidores.

Publicidade

GAE

Antes conhecido como Gabriel Estrela, GAE atualmente se dedica à carreira de cantor. O rapaz foi um dos primeiros jovens youtubers a colocar a cara para jogo e falar sobre HIV sem rodeios. Chegou a participar de programas como "Conversa com Bial" e de filmes como "Carta Para Além dos Muros". É uma importante - e bela - voz para ser ouvida.

João Geraldo Netto

João é um pioneiro. Em 2008 colocou no ar o seu canal, "Super Indetectável", para falar sobre a importância do diagnóstico e do tratamento para pessoas que vivem com HIV. O ativista é considerado como produtor de um importante guia para acolher pessoas assim que recebem o resultado positivo.

Publicidade

Leandro Bueno

O cantor ficou famoso por participar do "The Voice Brasil", na Globo. Em março do ano passado anunciou que vivia com o HIV. "O maior vírus é a ignorância", afirmou, na época.

Desde então, segue firme na carreira e tem planos de casamento com o namorado Rodrigo Malafaia (afrotonso sobrinho do pastor de mesmo sobrenome que não merece ser citado neste espaço de amor).

Lili Nascimento

Lili integra um coletivo HIV+ e é uma artista talentosíssima. Suas fotos e suas obras são UM BAFO. Engajada em movimentos sociais, já apresentou vários paineis e aborda a vida com HIV sob um recorte racial importantíssimo em um país como o nosso.

Publicidade

Lucas Raniel

Dono do canal "Falo Memo", Lucas vive com o HIV há cerca de oito anos e se tornou um dos maiores e mais populares influenciadores deste segmento. Em suas redes sociais, além de falar abertamente sobre o tema, faz questão de torná-lo parte do cotidiano. Tem até foto sensual com os remédios que toma, tipo essa aí de cima. Chega a manteiga derrete, né?

Micaela Cyrino

A artista plástica nasceu com HIV e passou a infância em um abrigo para crianças que viviam com o vírus. Atualmente Micaela fala sobre a transmissão vertical e prevenção, além de se dedicar a movimentos sociais. É uma voz potente e admirada.

Publicidade

Pisci Bruja.

Travesti, maravilhosa, engajada. Pisci se define como transpóloga e integra um coletivo HIV+. Em seu Instagram, fala sobre temas atuais, como a vacina para o HIV, que está em fase de testes.

Silvia Almeida

Silvia tem uma história de superação tremenda. Descobriu ter HIV em 1994, após 14 anos de casamento, e ainda cuidou do marido até sua morte, em 1996. Desde então se dedicou a cuidar do filho e também ao trabalho na ONG Grupo de Incentivo à Vida (GIV). Trabalha também como consultora do UNAIDS em ações em São Paulo.

Publicidade

Thais Renovatto

A escritora contraiu o HIV aos 30 anos e é prova viva da eficácia do tratamento. Hoje, é mãe de dois filhos lindos e escreveu o livro "5 Anos Comigo". Além disso, acaba de lançar a websérie em quatro episódios "O Som das Décadas". "A última década nos trouxe a necessidade de GRITAR que existimos, e somos mães, pais, filhos, artistas, youtubers, escritores, balconistas, atletas, garis, médicos, e tudo mais que se existir, e estamos vivos, e estamos saudáveis", escreve, em seu Instagram.

Valeria Polizzi

Valéria Polizzi pode ser considerada a influenciadora original sobre o tema. Sem brincadeira. Ela mudou vidas. A jornalista descobriu que tinha HIV ainda adolescente, em 1989, uma época de extrema desinformação. Pouco depois, escreveu o livro "Depois Daquela Viagem", no qual conta a sua história. A obra é considerada um marco para a juventude dos anos 90 e ajudou a conscientizar sobre a importância da prevenção, além de desmistificar determinados estereótipos da época.

Publicidade

Veja também