O legado e o impacto de Virgil Abloh

Homem preto e empreendedor, o diretor criativo da Louis Vuitton abriu portas para pessoas de comunidades marginalizadas no mundo da moda.

“Ele abriu portas para uma geração de pensadores que vêm de comunidades marginalizadas.”

Reprodução

Designer de moda, empreendedor, DJ. Virgil Abloh nasceu em setembro de 1980 em Illinois (EUA), filho de pais africanos, imigrantes de Gana. Formado em arquitetura, começou a trabalhar no design de camisetas e a escrever sobre moda enquanto ainda era um estudante.

“Virgil me deu a possibilidade de pensar que eu poderia estar em lugares que não foram feitos para pessoas negras, inicialmente.”

Pascal Le Segretain

Em 2009, estagiou na famosa marca Fendi, na Itália, tendo como companheiro de turma Kanye West. Foi o início de uma grande parceria. Em 2010, Virgil já ocupava a posição de diretor criativo de Donda, a agência criativa de Kanye.

Em 2011, foi o diretor criativo do projeto "Watch The Throne", fruto da parceria entre Kanye e Jay-Z. Em 2012, lança sua primeira marca, a Pyrex Vision - como uma experimentação artística, não com intenções comerciais.

Publicidade

“A indústria da moda é tradicionalmente branca e de classe média. Ouvi-lo falar nas entrevistas me fez perceber o que era a excelência negra.”

Arturo Holmes

Com sua nova marca, Off-White, Virgil se colocou de vez como um ícone, criando uma nova (e diferente) ponte entre a streetwear e as marcas de luxo. Se tornou uma das pessoas mais importantes da história da moda.

“A existência dele foi a prova viva do potencial de desenvolvimento multidisciplinar da expressão criativa feita por pessoas pretas."

Getty Images

Em 2018, Off-White foi considerada pela Lyst Index - que converte vendas e faz uma análise do sentimento social causado por uma marca através do monitoramento de comentários online - a marca mais “quente” do mundo, superando a Gucci.

Publicidade

“Virgil me ajudou a dar os primeiros passos como designer e diretor criativo. Me ensinou que você pode ser mais de uma coisa e capitalizar o que as pessoas consideram um hobby.”

Getty Images

Virgil Abloh foi nomeado o diretor artístico de Menswear da Louis Vuitton em março de 2018. A primeira pessoa negra a ocupar essa posição na marca francesa. Comandou a área até sua morte precoce, em novembro de 2021, aos 41 anos de idade.

“Virgil me fez acreditar que ser gentil no processo é importante. Que nem sempre precisamos ser egoístas com esse tal ‘processo’. Nos agraciou com livros sobre cada um de seus processos, relatou cada passo dado até chegar aqui. Se isso não é ser gentil, eu não sei dizer o que é.”

Anton Corbijn / Vogue

Com a Pyrex Vision, Off-White, Nike, NASA ou Louis Vuitton, Virgil Abloh fez uma re-arquitetura social. Impactou a comunidade negra, o mundo e deixou um legado impossível de ser esquecido ou apagado. Muito obrigado, mestre!

Publicidade

Veja também