Gwyneth Paltrow compartilhou seus hábitos alimentares e nutricionistas chamaram atenção aos perigos de dietas restritivas

"Não é comida suficiente para ninguém."

Aviso: Menções de dietas restritivas.

Gwyneth Paltrow foi chamada de "mãe amêndoa" por conta de seus hábitos alimentares, que, segundo uma nutricionista, "grita distúrbio alimentar."

Rb / GC Images / Getty Images

Publicidade

Recentemente, um trecho de Gwyneth no podcast "The Art of Being Well" ("A Arte de Estar Bem") com Dr. Will Cole começou a receber atenção no TikTok quando a atriz descreveu sua "rotina diária de bem-estar."

@dearmedia

#gwynethpaltrow shares her daily wellness routine on The Art Of Being Well, listen now 🎧 #wellnessroutine #healthandwellness #healthylifestyle #routines #goop #podcastclips

Em resumo, Gwyneth faz um jantar paleo bem cedo, fica em jejum até meio-dia (exceto por café), se exercita por uma hora, e no almoço, um pouco de sopa – geralmente caldo de ossos.

Dear Media / Via tiktok.com

A dieta paleolítica (paleo), geralmente chamada de dieta do homem da caverna, tenta recriar o que os humanos comiam durante a era paleolítica, apesar de haver diversos debates sobre o que isso realmente significa.

De acordo com UC Davis Health, a dieta paleo traz riscos à saúde como doenças do coração, osteoporose, raquitismo, e fraturas dos ossos.

Publicidade

Os tiktokers começaram a repostar o clipe, apelidando Gwyneth de "mãe amêndoa" (ou seja, uma mulher mais velha obcecada por dietas) ou simplesmente a criticando por promover hábitos alimentares insuficientes.

Dear Media / Via tiktok.com

Na entrevista completa do podcast, Gwyneth disse que às vezes toma "suco de aipo com limão ou água com limão" pela manhã. Ela também afirmou que teve "problemas com a metilação" e seu "corpo não é um desintoxicante natural".

Sobre seus jantares paleo, ela continuou: "Foi difícil no começo quando pensei: 'Ah, vou ter que eliminar todas as alegrias e todo o prazer' e não é verdade. Há tantos ingredientes cheios de sabor - pimenta malagueta, ervas e limão. Especialmente com alimentos como comida mexicana ou com sabores asiáticos. A maioria das pessoas, quando nossos amigos vêm, não tem ideia de que estão comendo comida saudável ou que é paleo."

Nós entramos em contato com Sammi Haber Brondo, nutricionista com sede em Nova York, para saber qual é sua opinião profissional sobre a dieta da Gwyneth. "Acho que, em geral, isso é muito, muito pouca comida e, na verdade, não parece nada saudável", Sammi começou em um telefonema com o BuzzFeed.

Axelle / FilmMagic

Publicidade

"De manhã, ela toma café, suco de aipo, água com limão - não são refeições, são bebidas. Mesmo quando ela almoça, ela disse que toma sopa verde e caldo de osso, que também são líquidos, são bebidas. À noite, ela faz apenas uma refeição com muito vegetais. Isso é uma alimentação realmente restritiva."

Stefanie Keenan / Getty Images for Netflix

Sobre a rotina de exercícios da Gwyneth, Sammi enfatizou: "Precisamos de energia suficiente para nos exercitar. Ela não está gastando calorias ou energia suficientes para se exercitar".

Sammi continuou: "Não posso e não quero diagnosticar ninguém sem conhecer o quadro completo ou conhecê-los pessoalmente, mas definitivamente me parece uma alimentação desordenada. Não é comida suficiente para ninguém".

Quanto às afirmações de Gwyneth "desintoxicação" e "metilação", Sammi respondeu: "Ela estava tentando usar metilação para dizer que não consegue se desintoxicar muito bem, mas no final do dia, nossos rins e fígado fazem toda nossa desintoxicação. A menos que você tenha uma doença renal ou hepática realmente grave, seus rins e fígado irão desintoxicar seu corpo para você."

Brian Stukes / Getty Images

"Ela está apenas usando uma palavra grande para parecer que sabe do que está falando", acrescentou Sammi.

Publicidade

No final das contas, Sammi diz que a fala de Gwyneth e outros conteúdos semelhantes podem ser extremamente prejudiciais às pessoas.

Pascal Le Segretain / Getty Images

"Mesmo que ela esteja apenas dizendo: 'É assim que eu como', o ponto principal é que qualquer um que diga o que eles comem nas redes sociais, você terá pelo menos uma pessoa que usará isso como um exemplo de 'ah, é isso que devo fazer'", disse Sammi.

Falamos também com Kathleen Meehan, nutricionista registrada com sede em Los Angeles. "Minha preocupação como nutricionista de distúrbios alimentares é que há muitos comportamentos aqui que parecem desordenados", ela começou.

Bryan Bedder / Getty Images for Goop

"Eu vejo que ela está enfatizando a alimentação de baixa caloria, embora ela não esteja dizendo isso explicitamente. Ela está normalizando coisas como jejum e restrição e se preocupando com coisas como desintoxicação. Isso parece bastante problemático para mim."

Publicidade

"Uma coisa que realmente me impressionou enquanto ouvia a entrevista dela é que ela se esforça muito para se sentir bem. Ela faz todas essas coisas diferentes que, aliás, são quase inacessíveis para a maioria das pessoas", continuou Kathleen.

Rachel Murray / Getty Images for goop

"Sinto que é em relação à necessidade de comer mais - quando não comemos o suficiente, não nos sentimos bem... Algo que vejo com as pessoas com quem trabalho é, tipo, muitas vezes não percebemos que comer inadequadamente realmente afeta a forma como nos sentimos até chegarmos ao outro lado."

Quanto à insistência de Gwyneth de que ela não está eliminando "todas as alegrias e todo o prazer" da comida, Kathleen acrescentou: "Sinto que ela sabe que há uma reação contra esse tipo de alimentação. Tenho certeza de que algumas das coisas que ela come são muito saborosos. Mas acho interessante que a maior parte do que ela descreve em termos de alimentação - como beber suco de aipo ou caldo de osso - não é comida mesmo. É normal comer, é normal mastigar os alimentos, é normal comer de três em três horas e comer algo substancial”.

Gwyneth não comentou as críticas feitas no TikTok.

Se você lida com transtornos alimentares ou sente a necessidade de conversar com alguém, entre em contato com o Programa de Transtornos Alimentares pelo SUS aqui.

Publicidade

Veja também