Gil do Vigor investe em educação acessível por meio de aulas preparatórias para o ENEM: "Você não precisa ser o mais inteligente, precisa ser dedicado"

Economista quer contribuído de maneira efetiva para o Brasil e promete fazer ainda mais.

Neste final de semana, Gil do Vigor ministrou sua primeira grande aula preparatória para o ENEM (Exame Nacional Do Ensino Médio). A ideia do projeto é tornar o ensino mais acessível, desmistificar a matemática e trazer um pouco mais de tranquilidade aos estudantes neste momento tão tenso da vida.

Direto da Califórnia, Gil conversou com o BuzzFeed Brasil sobre sua vontade de contribuir para a educação no Brasil, a importância desse tema e seus desafios, a necessidade de representatividade e inclusão, e seus planos futuros de criar uma fundação para apoiar estudantes talentosos de escolas públicas.

Reprodução/Globo

Publicidade

O desejo de promover a educação e torná-la mais acessível para todos fez com que Gil criasse um canal no Youtube apenas para tratar do assunto. A "Matemática do Vigor" possui mais de 200 mil inscritos e milhões de visualizações.

Reprodução

"Nossa ideia era desmistificar a percepção da matemática como algo complexo. Obviamente que eu não tenho nenhuma formação técnica em matemática, mas quando nós montamos o projeto pensei que quero contribuir de maneira efetiva para o Brasil. Então nós pensamos no canal do YouTube. Essa foi uma ideia minha mesmo e eu pedi para o meu time me ajudar nesse projeto. E pensei no Enem, que é uma ferramenta de transformação na vida das pessoas. Porque com ele você consegue acesso às universidades públicas ou privadas com bolsa. Isso facilita toda uma população a ter acesso pelo menos à educação."

O projeto das aulas online não cresceu sozinho. Gil contou com ajuda de professores gabaritados e psicólogos para desenvolver o projeto. Um dos cuidados também se deu na diversidade da escolha dos profissionais, pois ele queria ver representatividade.

Reprodução

"Nós tivemos todo esse cuidado de ter um professor de matemática nos trazendo as questões, e validando todo o processo de elaboração dos vídeos. Foi muito legal trazer isso com o meu jeitinho e ver a adesão das pessoas, que abraçaram a ideia do projeto. As pessoas fizeram realmente fazer valer a pena. Eu fiquei muito feliz."

Publicidade

Em um caso recente, Gil entendeu que a pressão que antecede as avaliações como o Enem, trazem uma carga emocional muito forte, precisando de um acompanhamento psicológico.

Reprodução

"Recentemente eu fiz uma prova como se fosse o Enem para os economistas, que é aplicada uma vez no ano. São dois dias de prova. Dias antes eu tive uma crise, um ataque de pânico. Eu achei que ia morrer. Fui para o hospital. Descobri que era um ataque de pânico. Então eu precisei me acalmar, e sei que isso é um problema para muitos. Então nós tivemos também esse cuidado no aulão, trazendo uma psicóloga que vai conversar, debater, acalmar os alunos, sabe? Falar sobre isso porque eu acredito que, de fato, isso também é um fator que impacta na nota final dos alunos."

Durante seu doutorado, Gil leu um artigo que mostrava que ver pessoas alcançando posições de destaque podia motivar outras pessoas a buscar o mesmo. Isso o fez querer ainda mais ser um exemplo para quem quer ser bem sucedido através dos estudos.

Reprodução

"Quando você vê alguém como você alcançando algumas posições de liderança, isso te motiva e aumenta o tempo que você dedica para tentar alcançar aquela mesma posição. Então, se eu, por exemplo, almejo ser um juiz e vejo juízes com as mesmas características que a minha, isso me motiva a estudar mais, porque isso começa a se tornar real na minha mente. Então a representatividade é super importante, porque ela mostra que é possível você também chegar lá, que é possível você conseguir aquilo. Pensando dessa forma, não tinha como a gente não trazer essa diversidade dentro do conjunto de professores do nosso aulão."

Publicidade

Gil busca mostrar às pessoas que a educação pode ser acessível e benéfica.

Reprodução

"Não sou o melhor, mas eu acredito que aprendi muito durante minha jornada acadêmica. E o esforço e a consistência, ela ultrapassa qualquer Q.I.. Você não precisa ser o mais inteligente. Você precisa ser dedicado. Ser persistente para alcançar seus objetivos na educação é o primordial. Eu sempre gosto de relembrar a minha aprovação no PhD. Estou no meu PhD hoje graças a alguns canais do YouTube que me possibilitaram aprender inglês a custo zero. Na verdade o custo era da internet que tinha na minha casa. Isso para mim foi muito importante."

Querendo incentivar as pessoas a correrem atrás dos sonhos, Gil virá da Califórnia para fazer a prova do Enem.

Reprodução

"Eu vou me inscrever e vou prestar o Enem. Sabe porque eu vou fazer isso? Porque eu quero dar o exemplo. Eu sei que quando eu fizer a inscrição e postar, vários outros jovens e adultos vão ver a minha atitude e vão também fazer a sua inscrição. Por entender a importância e o valor da educação, estou disposto a fazer sacrifícios enormes. Vou me comprometer a fazer isso, porque tenho esse compromisso com a educação e com as pessoas."

Publicidade

Durante sua infância, Gil foi reconhecido como um "pequeno gênio" na escola devido ao seu talento em matemática. No entanto, ele não conseguiu participar de um programa onde desenvolveria ainda mais sua habilidade por conta de sua mãe precisar trabalhar e não conseguir acompanhá-lo. Essa história o inspirou a criar um projeto para ajudar crianças talentosas, que ainda está em fase de desenvolvimento.

Reprodução

"A minha ideia é trazer esses pequenos gênios de escola pública, do ensino fundamental, aqueles alunos que tem uma percepção maior, habilidade com a matemática muito apurada, trazer eles para fundação Vigor e dar de fato toda uma base para que eles consigam desenvolver o talento da matemática que eles tem."

Veja também