Frases que as pessoas ouviram na infância, mas que machucam até hoje

Mesmo "brincadeiras" aparentemente bobas podem marcar uma vida inteira.

Perguntamos às pessoas do BuzzFeed Brasil - O Grupo qual frase elas tinham ouvido na infância que ainda as magoava, mudando seu comportamento até hoje.

As respostas mostram o impacto de qualquer tipo de bullying e como relacionamentos tóxicos podem acontecer tanto entre amigos como dentro da família.

Getty Images

Publicidade

Observação: Algumas respostas foram editadas por motivos de clareza e/ou tamanho.

"Olha o tamanho da gengiva dela!"

Os coleguinhas da escola falavam do tamanho da minha gengiva. Até hoje sou complexada e não gosto de sorrir para nada. Tô tentando mudar isso aos poucos, mas às vezes dou risada e logo fecho a boca. - Anônima


Publicidade

"Você não pode brincar no balanço, Você é gorda."

Eu tinha seis anos. - Anônima.


Publicidade

"Se você não aprender a fazer uma comida e limpar a casa direito, vai apanhar do marido" e "Se continuar gorda igual uma porca e continuar andando igual a um moleque, ninguém nunca vai te querer".

A primeira frase minha avó dizia desde que eu me lembro. A segunda foi obra da minha mãe, a partir dos meus dez anos de idade. O resultado dessas duas frases: tive um relacionamento abusivo por mais de quatro anos que eu simplesmente achava que estava tudo bem porque ele não tinha me batido ainda... E tinha medo de largar e ficar sozinha. É foda. - Anônima.


Publicidade


Getty/BuzzFeed

"Você é bem madura para sua idade."

Publicidade

Durante toda minha infância e adolescência, ouvi que era muito madura para minha idade, pois sempre fui uma criança comportada e obediente. No entanto, eu realmente acreditei nisso e, quando me envolvi com um homem mais velho e abusivo, aos 15 anos, ele me dizia isso e eu novamente acreditei. Hoje olho para trás e vejo que fui uma criança normal, muitas vezes menos madura do que as outras, só que obediente. Vejo que as pessoas nem sabem o que é maturidade, não sei nem se existe um consenso popular sobre isso e, principalmente, não é algo que se possa quantificar, ainda mais por idade. Falar isso pra crianças, e principalmente adolescentes, é uma grande armadilha. - Anônima


Publicidade

"Feia!"

Na sexta série, os meninos da escola se juntavam na saída para me chamar de feia. Meninos que nem eram da minha sala. Isso durou meses, nunca respondi, mas tenho inseguranças relacionadas à aparência até hoje, aos 35. - Anônima


Publicidade

"Você é tão ruim que até empurrou sua irmã gêmea para fora.”

Minha mãe teve um aborto espontâneo e só eu sobrevivi. Sei que sempre falaram em tom de brincadeira, mas sempre me sinto mal com essa história. - Anônima.


Publicidade


Getty/BuzzFeed

"Eu só estou na sua casa porque minha mãe me obrigou."

Publicidade

Escutei nos primeiros anos em que mudei para uma escola nova. Foram momentos bem impactantes na minha vida e que ainda doem. Mudei de turma no ano seguinte e depois mudei de escola. Hoje, se eu passo pelas pessoas que praticaram bullying em mim, viram a cara e fingem que eu não existo. - Anônima.


Publicidade

"Credo! Você tem estrias no braço?"

Eu sempre fui gorda e, quando criança, apareceram umas estrias no meu braço. Um guri que ia na mesma van que eu me apelidou de "estrias", e toda vez que me via gritava: estrias!. Um dia eu reclamei com a "tia" da van, ela deu uma bronca nele, mas nunca mais tive confiança de usar algo sem mangas. Eu sempre uso um casaquinho por cima com camisetas com manga pq acho meus braços feios. - Anônima.


Publicidade

"Você parece um lobisomem com esses braços peludos e essa voz de macho e gorda desse jeito".

Até hoje eu não fico confortável com roupas coladas ou que marquem meu corpo, nem consigo ficar nua na frente do meu namorado... - Anônima.


Publicidade

"Não faça perguntas idiotas."

Por um tempo meu pai morou junto com um amigo que eu considerava meu segundo pai. Eu devia ter uns 8/9 anos e fazia muitas perguntas. Não lembro o que perguntei nesse dia, mas ele me disse: “N., não faça perguntas idiotas”. Parece bobo mas mexeu muito comigo, inclusive na escola isso foi um problema. - Anônima


Publicidade

Getty/BuzzFeed

Ouvi isso de uma pessoa durante minha adolescência e nunca esqueci. As coisas que conquistei até agora ninguém pode tirar de mim, pois são basicamente conhecimento e experiências. No entanto, sempre me perguntei se era errado querer coisas diferentes daquelas que meus antigos amigos queriam. Me pergunto até hoje se querer ter uma vida melhor é algum tipo de egoísmo e se todos deveríamos viver como monges... Sei lá. É um conflito interno. - Camila Azevedo

Publicidade


"Se você continuar assim ninguém nunca vai gostar de você e vai morrer sozinha."

Eu tinha uns 4 anos quando minha mãe disse isso e nunca esqueci - Anônima.

Publicidade


Veja também:

12 maneiras simplinhas de ser legal com as pessoas todo dia

Este caso de bullying fez muita gente lembrar o pesadelo que é a escola

Se o objetivo do trailer de “Insatiable” era deixar pessoas gordas pistola, eles conseguiram

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Publicidade

Veja também