Fortal comemora 30 anos com artistas novos e consagrados - saiba como foi

Evento se renova ao levar artistas cada vez jovens.

Nos últimos quatro dias Fortaleza virou um grande Carnaval. A cidade sediou a trigésima edição do Fortal, uma das maiores micaretas do país.

Fred Pontes

Além de muito axé, artistas de diversos estilos musicais lotam o evento.

Com recorde de artistas pisando pela primeira vez na cidade, a produção focou na renovação, permitindo diversas experiências ao folião.

Fred Pontes

A convite da assessoria do Fortal, o BuzzFeed Brasil foi conferir de perto tudo o que aconteceu nas quatro noites.

Publicidade

Foi Ludmilla quem deu início aos trabalhos da edição comemorativa. A carioca levou seu funk, pop e pagode para o evento - e teve até participação especial da esposa, Brunna Gonçalves, que arriscou uns trechos de "Maldivas".

Fred Pontes

PE-DRO SAM-PA-IO debutou na festa como uma das principais atrações e cantou ao vivo pela primeira vez "Joia Rara", sua nova aposta para a temporada.

Fred Pontes

Publicidade

Assim como Ludmilla e Pedro Sampaio, Tony Salles também participa pela primeira vez da folia. No comando do Parangolé há quase dez anos, o cantor não disfarçava sua alegria por estar lá.

Rogério Lima

"Sempre que estou em Fortaleza a sensação é muito diferente de outros lugares, eu me sinto em casa. Quando se trata do Fortal eu imagino que é sempre muito mais do que eu vivo nos shows. Hoje estou completamente aberto e feliz. Eu tenho certeza que marcará muito minha a carreira."

Ninguém estava preparado para este momento no show de Tony.

Fred Pontes

A flexibilidade!

Publicidade

Aos 19 anos de idade, Ana Castela é uma das pessoas mais jovens a subir no palco do Camarote Mucuripe. Em conversa com o BuzzFeed Brasil, ela revelou querer ter um trio só seu.

Apresentando um show bastante despretensioso, Ana arrematou todos com seu carisma. Misturando músicas de seu repertório com o de artistas renomados, ela deixou aquele gostinho de quero mais.

Fred Pontes

"Meu pai não deixava eu sair de casa, e na minha cidade não tinha essas coisas. Eu fui conhecer trio elétrico agora quando comecei a cantar. A primeira vez que vi um trio foi no Carnaval deste ano. Foi uma experiência diferente, eu subi em um, fiquei lá dançando e foi bem legal. Até eu subir num trio profissionalmente eu já vou ter mudado meu show todo, deixado ele muito mais animado. Carnaval é isso, é folia, é alegria até não querer mais, é música dançante."

Publicidade

Claudia Leitte fez um show de quatro horas e meia para comemorar o aniversário do evento.

"Para mim é uma honra e eu me sinto uma menina pequena aqui. Imagine que eu tinha 10 anos quando o Fortal começou. Eu já sonhava em me tornar uma cantora de música baiana e isso aqui é tão especial, a gente ter fora de nossa terra uma cidade que recebe o nosso trio. Eu sonhei em estar aqui. Estar celebrando 30 anos deles é incrível, é coisa que vem desde criança."

Publicidade

Para se ter ideia da quantidade de gente que esteve no bloco da Claudia, olha só essa foto aérea:

Reprodução

O grupo "É o Tchan" animou a feijoada do Mucuripe, famosa festa paralela ao Fortal, na tarde de sábado (22) - e também fez show na micareta poucas horas depois. Abrindo os trabalhos de uma turnê que comemora 30 anos do grupo, eles têm toda uma história junto do evento.

Fred Pontes

"A gente já faz o Fortal há 24, 25 anos, desde a época do Gera Samba. Somos praticamente uma família. Comemorar 30 anos de Tchan e de Fortal não tem preço, é gratificante. Se a gente ficasse de fora disso aqui, iríamos sofrer muito. Somos do tempo que o evento era na Beira Mar, somos da época que saíamos do trio e íamos para o do Timbalada, depois da Banda Eva, Durval Lelis, curtia todos os trios e todos os artistas curtiam nosso trio."

Publicidade

O show marcou a volta de Compadre Washington aos palcos. Recentemente ele teve uma crise hipertensiva e precisou ficar internado por nove dias. Para o cantor, o carinho do público neste momento é primordial.

Fred Pontes

"Para mim foi gratificante. Eu vi que as pessoas não gostam só de mim, como do grupo Tchan. Elas estavam desejando minha recuperação para voltar com os shows e a nova turnê. Queria agradecer a todos que pediram e oraram por mim. Como dizem: 'Eu tombo, mas não caio'".

Para quem não reconheceu, por baixo desse boné e óculos escuros está Rafaella Santos, irmã de Neymar. Ela curtiu a tarde bastante ensolarada com sua trupe - e sempre acompanhada de um segurança particular.

Fred Pontes

Publicidade

Ivete Sangalo recebeu o bolo que celebra os 30 anos da micareta e aproveitou para cantar um "Parabéns à Você".

Fred Pontes

Publicidade

O que dizer de Bell Marques? Ele cantou em todas as noites do evento com seu trio todo tecnológico. Seus filhos Rafa e Pipo também cantaram, mostrando os bons genes da família.

 Rogério Lima

Publicidade

Jarbas Andrade, Bianca Sessa e Karen Bacic do "Casamento às Cegas: Brasil" foram bastante tietados por onde andavam. Não faltaram selfies e palpites sobre seus desfechos no reality da Netflix.

Divulgação

Para os mais guerreiros, Wesley Safadão fez show até o sol raiar. Olha a quantidade de gente que ficou lá para vê-lo até o fim.

Fred Pontes

Publicidade

Durval Lelis, Ricardo Chaves e Felipe Pezzoni formaram um trio inédito - e eles sabem que fizeram história.

Rogério Lima

A Barbie está diferente! Em sua segunda noite, Ivete escolheu um body rosa para tocar a "bagunça". Seu trio estava lotado de novo, claramente mais devagar, espaçado e com mais seguranças para coordenar o andamento, assim evitando repetir o acidente da noite anterior.

Rogério Lima

Publicidade

Dennis foi uma das últimas atrações do Camarote Mucuripe. O hitmaker é praticamente um showman. Ele canta, dança, puxa a galera, solta fogos, uma loucura!

Rogério Lima

Foram quatro noites, dezenas de artistas, milhares de pessoas e centenas de vezes em que ouvimos "Tira o pé do chão". Mal podemos esperar a próxima edição.

Publicidade

Veja também