Zero coincidência: filiação de Bolsonaro ao PL será no Dia do Evangélico

Evento vai ocorrer em 30 de novembro – se Bolsonaro não mudar de ideia novamente.

Marcos Corrêa/PR

Deve acabar amanhã, 30 de novembro, uma novela que dura mais de dois anos: Jair Bolsonaro sem partido. Está marcada para 10h30 a filiação do presidente ao Partido Liberal (PL), em Brasília, comandado pelo ex-deputado federal Valdemar Costa Neto – condenado e preso no mensalão.

Com a escolha do Dia do Evangélico para se filiar ao PL, Bolsonaro acena à base.

Divulgação/PL

Inicialmente, a filiação foi anunciada para 22 de novembro. No entanto, após uma "intensa troca de mensagens" entre Bolsonaro e Costa Neto, os planos foram adiados. A nova data foi escolhida a dedo: o Dia do Evangélico, feriado no Distrito Federal. O plano é reforçar o aceno do presidente a uma das alas mais fiéis da sua base.

Publicidade

Bolsonaro chega ao PL cheio de condições.

Alan Santos/PR

As condições de Bolsonaro e sua personalidade foram alguns dos motivos que dificultaram a entrada dele em um novo partido. Agora, no PL, sua principal demanda é garantir uma candidatura própria do partido ao governo de São Paulo, onde a sigla pretendia apoiar o atual vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), no Rio de Janeiro e em Estados do Nordeste, onde o PL tem alianças que vão do PT ao PSDB.


Bolsonaro quer transformar ministro em governador de SP.

Valter Campanato/Agência Brasil

A vontade de Bolsonaro, no entanto, é de que o titular do Ministério da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, seja o candidato ao governo paulista. Filho mais velho do presidente, o senador Flavio Bolsonaro também vai se filiar amanhã ao PL.

Publicidade

Veja também