Filé de costela com escamas de batata

Filé de costela com escamas de batata

Aprenda a fazer o filé de costela com escamas de batata:

Olha só esse detalhe!

Tasty

Rendimento: 6 porções

Você vai precisar de:

1 cebola média cortada em tiras

340 g de cogumelo picado

4 xícaras de espinafre fresco picado (160 g)

1 ½ colher de sopa de alho picado, dividido

Sal a gosto

Pimenta a gosto

910 g de filé de costela (Rib Eye)

3 colheres de sopa de óleo vegetal, divididas

225 g de presunto curado, fatiado

¼ de xícara de maionese (55 g)

½ de colher de chá de tomilho desidratado

1 colher de sopa de suco de limão

2 batatas grandes

2 xícaras de queijo parmesão ralado, dividido, mais para polvilhar (230 g)

Modo de preparo:

1. Preaqueça o forno a 180˚C.

2. Em uma frigideira média, em fogo médio, aqueça 1 colher de sopa de óleo e frite a cebola, os cogumelos e o espinafre por cerca de 5 minutos, até que a cebola ficar macia.

3. Adicione 1 colher de sopa de alho, o sal e a pimenta e cozinhe até que todo o líquido evapore e a mistura se torne uma pasta espessa. Retire da panela e deixe esfriar completamente.

4. Aqueça o restante do óleo em uma frigideira média, em fogo médio-alto. Tempere generosamente todo o filé de costela com sal e pimenta. Frite a carne entre 3 a 5 minutos em ambos os lados, até dourar. Retire do fofo e deixe descansar em por10 minutos.

5. Organize folhas sobrepostas de filme plástico até que você tenha uma superfície duas vezes o comprimento e a largura do filé de costela. Coloque tiras sobrepostas de presunto no plástico em uma camada uniforme, certificando-se de que a camada de presunto seja grande suficiente para cobrir o filé. Espalhe a mistura fria de cogumelo uniformemente sobre o presunto.

6. Em uma tigela pequena, misture a maionese, o restante da ½ colher de sopa de alho picado, o sal, o tomilho e o suco de limão. Pincele generosamente o filé com a maionese de alho, então coloque o filé de costela no centro da camada de presunto e cogumelo.

7. Embrulhe o filé de costela com o presunto usando o plástico filme firmemente. Coloque as pontas do plástico embaixo do filé de costela embrulhado para manter sua forma e deixe esfriar no congelador por 30 minutos.

8. Corte as batatas em fatias de 3 mm de espessura e coloque sobre o papel toalha. Tempere as fatias de batata com sal e deixe descansar por 10 minutos para retirar o excesso de umidade.

9. Distribua 1 xícara (115 g) de queijo parmesão sobre uma assadeira forrada com papel vegetal.

10. Organize as fatias de batata em fileiras sobrepostas em cima do parmesão até que a assadeira esteja coberta. Polvilhe a xícara restante de parmesão uniformemente sobre as batatas.

11. Asse por 30 minutos, até ficar levemente dourado e as batatas continuarem macias. Retire as batatas do forno e aumente a temperatura para 200º C.

12. Coloque o filé de costela resfriado no centro da camada de batata. Dobre as batatas sobre o filé de costela e retire o papel vegetal. Polvilhe o parmesão sob a emenda (ele vai ajudar a selar a camada de batata) e por todo o topo.

13. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Retire o papel alumínio e asse por mais 20 minutos, até que as batatas dourarem.

14. Deixe descansar por 10 minutos antes de fatiar.

15. Aproveite!

Publicidade

Veja também