Temos a lista de filmes favoritos para levar o Oscar 2022

Dessa vez você ganha o bolão.

Os veículos que cobrem o Oscar já tem suas apostas para os premiados na cerimônia que acontece no domingo (27). Variety, The New Yorker, Enterteinment Weekly, Rolling Stone e o brasileiro Termômetro Oscar divulgaram os favoritos da premiação e juntamos tudo aqui.

Que comece o bolão!

Filme, direção e roteiro adaptado: "Ataque dos Cães"

divulgação

Para a The New Yorker, os temas do filme - masculinidade tóxica, misoginia, homofobia - o tornam único e merecedor do prêmio principal da noite. A direção de Jane Campion deixa tudo ainda mais dramático e intenso, "e o estilo dela está no DNA do filme", defende a Entertainment Weekly.


Se Jane levar mesmo o prêmio de Melhor Direção, será a terceira mulher a vencer nessa categoria, depois de Chloé Zhao, em 2021, por "Nomadland", e Kathryn Bigelow, em 2009, por "Guerra ao Terror".


E se Jane ganhar também como Melhor Roteiro Adaptado, a estatueta estará muito bem acompanhada pelo Oscar que ela venceu em 1993 pelo roteiro original de "O Piano".

Publicidade

Melhor ator: Will Smith por "King Richard: Treinando Campeãs"

divulgação

Will Smith, que já é um dos astros de Hollywood mais admirados no mundo, brilha interpretando o pai das tenistas Venus e Serena Williams. O ator já concorreu outras duas vezes, por "À Procura da Felicidade" (2006) e "Ali" (2001), e este deve ser o momento dele. Se Will vencer, será o quinto homem negro a levar o Oscar nessa categoria.

Atriz e maquiagem: Jessica Chastain por "Os Olhos de Tammy Faye"

divulgação

Jessica tem muitos blockbusters no currículo, como "It: Capítulo 2", "X-Men: Fênix Negra", "Perdidos em Marte", "Interestellar" e "Histórias Cruzadas". Mas ela aparece como favorita ao Oscar ao encarnar Tammy Faye, uma cantora muito famosa nos EUA. A atriz surge interpretando alguém real e embaixo de quilos de maquiagem, uma combinação que já rendeu prêmios para Nicole Kidman, Charlize Theron e Reneé Zellweger.

Publicidade

Ator coadjuvante: Troy Kotsur por "No ritmo do Coração"

divulgação

O filme tem conquistado o público e a crítica por ter um elenco de atores deficientes auditivos em cena, incluindo Troy Kotsur, que dá um show.

Atriz Coadjuvante: Ariana DeBose por "Amor, Sublime Amor"

divulgação

A performance de Ariana é impressionante, atuando, cantando e dançando. Vinda de papeis pequenos em filmes como "Prom: A Formatura" e do elenco de 'Hamilton" da Broadway, a Entertainment Weekly disse que o trabalho dela "são fogos de artifício de emoções" e a The New Yorker cravou que "surge uma estrela".

Publicidade

Melhor roteiro original: "Licorice Pizza"

divulgação

As apostam não são unânimes, mas o favorito para levar o prêmio é Paul Thomas Anderson, que já foi indicado 8 vezes entre roteiros, direção e produção. Ele concorreu com grandes filmes como 'Boogie Nights" (1998), "Magnólia" (2000), "Sangue Negro" (2007) e "Trama Fantasma" (2017) e sempre saiu de mãos abanando.


A Variety aposta em "Belfast", inspirado na infância do diretor Kenneth Branagh, e a The New Yorker coloca suas fichas em "Não Olhe para Cima", que virou hit no final do ano passado.

Melhor filme de animação: "Encanto"

divulgação

A Disney está tão poderosa que "Encanto" deve derrotar outro filme de seu próprio estúdio, "Raya e o Último Dragão". O Mickey levou para casa o Oscar em 2017 por "Zootopia", em 2015 por "Operação Big Hero" e em 2013 por "Frozen", e concorreu outras oito vezes - a categoria foi incluída em 2002. Isso sem contar os 11 prêmios da Pixar, que faz parte da empresa (e está concorrendo esse ano com "Luca", mas deve sair derrotada).


A vitória de "Encanto" em Melhor Filme de Animação vai ter que valer a derrota do filme em outras duas categorias: Trilha Sonora, que pela primeira vez tem uma compositora latina indicada (Germaine Franco), e Canção Original, de Lin-Manuel Miranda.

Publicidade

Melhor filme internacional: "Drive My Car"

divulgação

Comparado ao fenômeno de "Parasita", filme sul-coreano que venceu o Oscar em 2020, essa produção japonesa conquistou uma indicação de Melhor Filme, mas deve levar Melhor Filme Internacional.

Melhor documentário: "Summer of Soul (... ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)"

divulgação

O documentário que deve sair premiado resgata imagens que permaneceram inéditas por mais de 50 anos, de um festival realizado no Harlem, em Nova York, com atrações como Nina Simone e Steve Wonder, celebrando a história e música afro-americana.

Publicidade

Melhor Canção Original e Som: "No Time to Die"

O vigésimo quinto filme da franquia "007" deve render à estrela da música Billie Eilish, de 20 anos, seu primeiro Oscar - ela compôs o tema do filme.

Melhor Figurino: "Cruella"

divulgação

Os looks babadeiros do filme garantiram esse prêmio. Será mais um troféu para a figurinista Jenny Beavea, que venceu por "Mad Max: Estrada da Fúria" em 2015, e "Uma Janela para o Amor", em 1985. Ela já teve outras 8 indicações em mais de 40 anos de carreira.

Publicidade

Melhor trilha sonora, direção de arte, efeitos visuais, fotografia e edição: "Duna"

divulgação

A superprodução de ficção científica, baseada em um clássico da literatura, conquistou 10 indicações ao Oscar 2022, incluindo Melhor Filme. As opiniões sobre quais troféus vai levar para casa são divergentes. A Entertainment Weekly e o site brasileiro Termômetro Oscar apostam tudo em "Duna" nas categorias técnicas: trilha sonora, direção de arte, efeitos visuais, fotografia e edição.


A Variety acha que vai dar "Encanto" em Trilha Sonora, e "Não Olhe Para Cima" em edição. A The New Yorker acredita que "Ataque dos Cães" leva Trilha, "Beco do Pesadelo" fica com Direção de Arte, "West Side Story" com Fotografia e "Tick Tick... BOOM" com Edição.

ONDE ASSISTIR AOS FILMES?

"Ataque dos Cães" está na Netflix, "King Richard: Criando Campeães" e "Duna" estão na HBO Max, "Amor, Sublime Amor", "Encanto" e 'Cruella" estão no Disney Plus, "No Ritmo do Coração" está no Amazon Prime Video, "Licorice Pizza", "Summer of Soul" e "Drive my Car" estão em cartaz nos cinemas, "007: Sem Tempo para Morrer" está disponível para aluguel digital e "Os olhos de Tammy Faye" deve estrear em breve no Star Plus.

Publicidade

Veja também