5 fatos que você precisa conhecer sobre Elke Maravilha

Ícone da TV acaba de ganhar biografia escrita por Chico Felitti.

Elke Maravilha é dessas figuras que todo mundo conhece ou ouviu falar. Não precisa ter assistido ao "Show de Calouros" ou ao "Cassino do Chacrinha" para entender a importância dessa mulher, fundamento da moda, de comportamento e - por que não? - da arte da drag. Ela, enfim, teve a história contada em "Elke - Mulher Maravilha", que acaba de chegar às livrarias.

IMS/Divulgação

Autor de livros bem sucedidos como "Ricardo e Vânia" e "A Casa", Chico Felitti acaba de lançar uma biografia da estrela da TV e da moda pela editora Todavia.

O livro, que já havia sido lançado em áudio pela Story Tel, tem uma história curiosa: foi originalmente pensado como um TCC.

Chico chegou a entrevistar Elke diversas vezes na época da faculdade, até ouvir de seu orientador que ninguém se interessaria por um livro sobre ela. Ledo engano.

Publicidade

Para celebrar essa ídola, a gente separou alguns fatos que você talvez não saiba sobre ela.

1. Ela não nasceu em Leningrado. Na biografia, o escritor descobre que ela deu uma maquiada na própria história.

Elke dizia que era russa, mas era, na verdade, filha de um russo. Sua certidão de nascimento mostra que ela nasceu numa cidadezinha da Alemanha.

Publicidade

2. Elke tinha uma treta com Silvio Santos.

Ela costumeiramente ignorava os pedidos do patrão para não usar óculos na TV ou pegar mais leve. Em 1993, perdeu o talk show que apresentava depois de exibir um casamento gay no palco, mesmo com audiência em alta.

Ao ser perguntado sobre o que achava de Elke pelo autor do livro, Silvio Santos respondeu: "Absolutamente nada".

3. Muito amiga de Zuzu Angel, Elke foi presa pela ditadura após rasgar cartazes que davam Stuart Angel, filho da estilista, morto àquela altura, como terrorista procurado. Para confundir os militares em seu depoimento, pintou a cara exageradamente, cantou sertanejo e começou a tirar sarro com eles.

Elke ficou presa por uma semana e teve os documentos apreendidos.

Publicidade

4. Sem os documentos, Elke virou apátrida. Ou seja: não pertencia a país nenhum. Mas tinha a maior dor de cabeça na imigração quando viajava.

No livro, Felitti descobre que, na verdade, seu RG já estava vencido também. Um pequeno detalhe.

5. Elke teve vários namorados. Era uma mulher de muitos amores. Um deles ficou obcecado por ela. Começou a usar suas roupas. Agir como ela. Um dia, ela acordou com ele colocando uma faca em seu pescoço. Ficou tão nervosa que dormiu na hora. E sobreviveu.

Depois, arrumou as malas e fugiu correndo do boy lixo, claro.

Publicidade

Viva, Elke! Que sua história seja sempre celebrada!

Veja também